Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
6

ASAE apreende mais de 33 toneladas de carne e bacalhau "impróprios para consumo" em Braga

Depois de analisados os produtos apreendidos, foram considerados impróprios para consumo cerca de 3,1 toneladas.
Lusa 12 de Maio de 2022 às 10:13
ASAE
ASAE
A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica apreendeu 33,3 toneladas de carne e derivados e de bacalhau por incumprimento dos requisitos de higiene, falta de número de controlo veterinário e licenciamento, no valor de mais de 93 mil euros.

Em comunicado, a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) adianta que a apreensão resultou de uma operação realizada através de Brigada de Indústrias da Unidade Regional do Norte -- Unidade Operacional de Mirandela, direcionada a entrepostos frigoríficos, localizados nos concelhos de Vila Verde, Vila Nova de Famalicão e Braga.

No âmbito da ação, foram apreendidas 33,3 toneladas de géneros alimentícios de origem animal (produtos cárneos e bacalhau), por incumprimento dos requisitos gerais e específicos de higiene, falta de número de controlo veterinário (NCV) atribuído pela Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) e falta de licenciamento.

Depois de analisados os produtos apreendidos, foram considerados impróprios para consumo cerca de 3,1 toneladas.

Os produtos tinham uma data de durabilidade mínima e data de limite de consumo ultrapassada, além de lhes faltar outros requisitos, pelo que foram encaminhados para processamento em Unidade de Transformação de Subprodutos.

Foi ainda determinada a suspensão dos estabelecimentos de comércio por grosso e de armazenagem de géneros alimentícios de origem animal.

Ver comentários
}