Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
6

Espanhol e três marroquinos salvos do mar ao largo do Algarve

Tendo todos sido transportados para Faro sem necessitarem de assistência.
Sérgio A. Vitorino 28 de Novembro de 2021 às 14:41
Helicóptero da Força Aérea
Helicóptero da Força Aérea FOTO: Lusa

Um helicóptero da Força Aérea resgatou, na noite de sábado, numa missão coordenada pela Marinha, um espanhol e três marroquinos que se encontravam à deriva numa lancha rápida a cerca de 46 km do cabo de S. Vicente, no Algarve. Foram os próprios a dar o alerta.

O CM sabe que a presença de uma embarcação daquelas características (cinco metros e a motor) numa zona de separação de tráfego, onde diariamente passam centenas de navios, leva as autoridades a acreditar que estariam a cometer um ilícito quando ficaram se motor. Na lancha apenas foram encontrados bidons de combustível. Nestas circunstâncias, é comum tratarem-se de lanchas rápidas que fazem transbordo de droga de um navio de maior dimensão para terra.

Os quatro homens foram transportados pela Força Aérea para o aeroporto de Faro, onde ficaram entregues ao Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, que investiga as circunstâncias. Estavam bem de saúde e não necessitaram de cuidados médicos.

Em comunicado, a Marinha refere que o alerta foi recebido. pelas 19h30 de sábado. "A Marinha Portuguesa, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa) coordenou a operação de resgate dos quatro tripulantes, tendo de imediato divergido para o local três navios mercantes e empenhado uma aeronave da Força Aérea Portuguesa, um EH-101", explica.

 

Ver comentários