Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
9

Família marroquina retirada do Aeroporto de Lisboa após sete dias

Responsável diplomático admite que situações envolvendo famílias marroquinas em confinamento deverão reduzir já a partir desta sexta-feira.
Miguel Curado 29 de Outubro de 2021 às 12:23
Aeroporto de Lisboa
Aeroporto de Lisboa

Fonte oficial da Embaixada do Reino de Marrocos em Lisboa disse ao CM que a família daquela nacionalidade (um casal, sendo que o homem também tem a nacionalidade canadiana, e uma menina de 4 anos) que desde sexta-feira, 22 de outubro, se encontravam no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, devido ao contágio de um dos membros (a mulher) com Covid-19, saiu daquela infraestrutura na quinta-feira à noite.

Segundo Yassine Dalal, Primeiro Conselheiro da Embaixada de Marrocos, "a família está neste momento num local nos arredores de Lisboa. A saída foi graças às medidas das autoridades competentes portuguesas".

O responsável explicou ao CM que "a mulher testou positivo à chegada a Portugal". "Quem viaja de Marrocos tem de apresentar um teste PCR de deteção da Covid-19, quando não estão totalmente vacinados. Esta família mostrou testes negativos. No caso da mulher, acusou positivo à chegada a Lisboa 48 horas após ter feito o teste em Marrocos".

Yassine Dalal acrescentou que a colocação do casal em confinamento no Aeroporto "respeitou as medidas portuguesas impostas pela contingência do Covid-19". "A embaixada esteve sempre em colaboração com as autoridades portuguesas, no que diz respeito às condições em que os mesmos se encontravam. Ao que sabemos, na sala em que se encontravam não tiveram contactos com ninguém", referiu.

O responsável diplomático, por fim, admite que as situações envolvendo famílias marroquinas em confinamento nos aeroportos portugueses (o CM já noticiou duas no espaço de uma semana) deverão reduzir já a partir desta sexta-feira. "Começam hoje, dia 29, os voos diretos entre o aeroporto marroquino de Casablanca, e o Canadá", concluiu.

Ver comentários