Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
9

Ladrões roubam lâmpadas em passadiço na praia de Faro

12 projetores retirados de passagem pedonal para a praia de Faro.
Rafael Domingues 5 de Setembro de 2020 às 10:38
Buracos deixados na travessia após os furtos já provocaram ferimentos em pessoas que passeiam no local
Buracos deixados na travessia após os furtos já provocaram ferimentos em pessoas que passeiam no local FOTO: Nuno Alfarrobinha
O passadiço da praia de Faro tem sido alvo de vários furtos nos últimos anos. O último caso aconteceu no fim de semana passado, com o furto de 12 projetores LED deste equipamento, que faz a ligação entre o parque de estacionamento junto ao aeroporto e a praia de Faro.
A situação foi de imediato sinalizada pelo Serviço de Proteção Civil Municipal para evitar incidentes. No entanto, uma mulher acabou por sofrer ferimentos numa perna após ter colocado o pé num dos buracos existentes no passadiço.

Para Virgínia Alpestana, representante do executivo da Junta de Freguesia de Montenegro, este é um "problema de civismo, há preocupação em investir nestes espaços e os cidadãos têm de saber zelar por isso, o que não tem acontecido", fazendo referência ainda aos "diversos furtos que ocorreram pouco tempo depois da inauguração do equipamento".

A solução para evitar estes acontecimentos, segundo a representante autárquica, poderá passar pela "retirada de todos os projetores do local e tapar os buracos, como se fez na altura dos primeiros furtos", apesar da importância deste material na iluminação noturna do passadiço, muito utilizado pelos cidadãos. O equipamento foi construído para facilitar a circulação pedonal e de bicicleta entre o Parque Natural da Ria Formosa e a praia de Faro, retirando o tráfego automóvel da praia.

A situação já originou várias queixas na GNR, mas ainda não foi possível identificar os responsáveis pelos furtos.
Faro LED política interesse humano crime
Ver comentários