Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
9

Mais de 205 toneladas de pescado congelado apreendidas pela GNR em Aveiro

Pescado apreendido no valor estimado de 1,2 milhões de euros.
Lusa 2 de Maio de 2021 às 15:37
GNR
GNR FOTO: Pedro Brutt Pacheco
Mais de 205 toneladas de pescado congelado, no valor estimado de 1,2 milhões de euros, foram apreendidas no sábado na Gafanha da Nazaré, concelho de Ílhavo, anunciou hoje em comunicado a GNR de Aveiro.

Segundo a GNR, no decurso de uma ação de fiscalização de pescado, foi detetada "uma descarga de pescado não autorizada, uma vez que todo o pescado deveria estar selado nos porões do navio", daí resultando a apreensão de "cerca de uma tonelada de pescado fora dos porões".

Feita a "confrontação com o documento de declaração de carga e com o documento de controlo das descargas controladas pela Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM)", a GNR apurou estarem nos porões "205 toneladas de pescado de diversas espécies, que foram apreendidas, bem como um pé-de-cabra, uma chave de estrias, uma empilhadora e dois restos de selos inutilizados", lê-se ainda.

O capitão do navio, um homem de 69 anos, foi então "identificado pelos crimes de descaminho ou destruição de objetos colocados sob o poder público e quebra de marcas e de selos", acrescenta a GNR, assinalando que mais 13 homens foram também identificados.

Os factos foram remetidos para o Tribunal Judicial de Ílhavo, acrescenta a nota de imprensa.

Ver comentários