Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
3

Mais de 1.220 pessoas vítimas de tráfico

Em Portugal desde 2008.
16 de Outubro de 2015 às 16:25
Pais da vítima receberam 20 telefonemas a pedir entre 5 e 10 mil euros
Pais da vítima receberam 20 telefonemas a pedir entre 5 e 10 mil euros FOTO: Luís Vieira/Record

Entre 2008 e setembro de 2015 houve 1.222 sinalizações de presumíveis vítimas de tráfico de pessoas em Portugal, numa média de mais de 150 casos por ano, sendo o país porta de entrada, saída e trânsito para este fenómeno.


De acordo com dados do Observatório do Tráfico de Seres Humanos (OTSH), esta sexta-feira apresentados, foram sinalizadas 1.222 presumíveis vítimas de tráfico de pessoas, englobando cidadãos portugueses, mas também estrangeiros traficados em Portugal e cidadãos portugueses traficados no estrangeiro.


"Dos registos que são investigados pelos órgãos de polícia criminal (...), até setembro deste ano, tínhamos formalmente identificadas 331 vítimas de tráfico de pessoas e 459 não confirmadas", revelou Rita Penedo, chefe de equipa do OTSH.


De acordo com a responsável, as vítimas não identificadas são um indicador importante porque o facto de não terem sido confirmadas não tem nada a ver com a eficácia da investigação, mas tem sim com o facto de nem todas as sinalizações serem casos confirmados de tráfico.


Dentro das 1.222 sinalizações, há 161 registos que ainda estão em investigação pelos órgãos de polícia criminal (OPC).

Portugal Observatório do Tráfico de Seres Humanos OTSH
Ver comentários