Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
9

Método de parto antigo é aposta

Com tranquilidade. A frase que entrou no ideário nacional pode-se também aplicar à vontade dos responsáveis do Hospital de São João, no Porto, no tratamento a dar às grávidas que procurarão o novo bloco de partos da unidade hospitalar, inaugurado ontem.
2 de Fevereiro de 2008 às 00:30
A novidade é mesmo a “sala intimista” onde as mulheres podem ter os bebés de “parto natural”, com direito a banheira de hidromassagem. A luz regulável e a música clássica são outras mais-valias do espaço. Esta opção é ainda residual, porque dos 2600 partos feitos por ano, apenas 15 recorreram a esta técnica.
“Penso que, com as melhorias técnicas, tenhamos condições para que as grávidas optem por este método. Mas já somos procurados por mulheres do Centro e Sul do País”, disse o director do bloco de partos, Diogo Campos.
A mais-valia deste novo serviço, pintado quase totalmente em tons de rosa, é na óptica do director do serviço de Obstetrícia, Nuno Montenegro, a entrada autónoma do bloco que permite às grávidas não entrar pelas Urgências do hospital. “Estávamos numa cave e passámos a ter luz natural em todas as salas. As grávidas podem agora ser acompanhadas permanentemente pelos companheiros”, disse.
Ver comentários