Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
7

Montanhista ferido após queda de ravina em Manteigas

Um meio aéreo foi accionado para o resgate.
Correio da Manhã e Lusa 5 de Maio de 2021 às 16:29
A carregar o vídeo ...
Montanhista resgatado pela Força Aérea na Serra da Estrela

Um homem com cerca de 50 anos caiu esta quarta-feira tarde numa escarpa na Serra da Estrela e ficou politraumatizado. As operações de resgate duraram cerca de 2h00 informa a Força Aérea em comunicado.  

De acordo com a informação do comandante do Posto de Busca e Resgate em Montanha da Serra da Estrela (PBRMSE), sargento-chefe Carlos Fernandes, o homem ficou suspenso num local de difícil acesso e foi necessário recorrer a um meio aéreo da Força Aérea Portuguesa para retirar o ferido dessa zona para outro patamar.

"Neste momento já se procedeu a essa operação e o homem será agora transferido para o helicóptero do INEM", acrescentou aquele responsável.

Segundo especificou, a equipa de resgate da GNR teve de proceder a uma ação de escalada para aceder ao local.

Segundo o Comando Distrital de Operações de Socorro da Guarda, o alerta foi dado cerca das 14:00, via 112, e o acidente ocorreu na zona do Cântaro Magro, no concelho de Manteigas.

Além da GNR e dos meios aéreos estiveram envolvidos nesta operação de socorro e resgate operacionais dos Bombeiros de Manteigas, Seia, Loriga, Covilhã, São Romão, num total de 56 operacionais.

Em comunicado, a Força Aérea esclarece a "vítima foi resgatada por um helicóptero AW119 Koala, depois de estabilizada pela Unidade de Montanha da GNR". O homem foi transportado até à Torre da Serra da Estrela e depois para uma unidade hospitalar.

Manteigas Cantaro Magro acidentes e desastres queda ravina
Ver comentários