Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
6

Orcas atacam veleiro ao largo do Cabo da Roca

Suspeita-se possíveis danos estruturais no veleiro.
Miguel Curado 17 de Setembro de 2021 às 18:17
A carregar o vídeo ...
Tripulantes de um barco filmaram o momento.

Um velejador solitário lançou um ‘Mayday’ (pedido de ajuda urgente, via rádio), cerca das 14h30 desta sexta-feira, reportando um ataque de um grupo de orcas ao veleiro de 14 metros onde navegava, a cerca de 8 milhas do Cabo da Roca.

O pedido de auxílio foi recebido no COMAR - Centro de Operações Maritimas, e no mesmo o velejador, estrangeiro, dizia em pânico que tinha acabado de ficar sem o leme da embarcação.

Suspeita-se ainda de possíveis danos estruturais no veleiro, apesar de o velejador ter dito à Polícia Marítima que não detetou qualquer entrada de água na estrutura do veleiro.

Foi empenhado o salva-vidas ‘Rainha D.Amélia’ da Estação Salva-Vidas de Cascais, que se encontra neste momento a rebocar o veleiro para a marina de Cascais.

Apesar de o único tripulante da embarcação não ter sofrido ferimentos, o mesmo irá receber assistência devido ao pânico causado pelo ataque de orcas.

O veleiro irá igualmente ser alvo de uma vistoria.

Recorde-se que a presença de orcas em águas portuguesas tem-se tornado frequente nos últimos tempos (vídeo acima), chegando os cetáceos a intaragir com as embarcações.

largo do Cabo Roca Mayday Cabo da Roca Cascais interesse humano animais questões sociais desaparecidos
Ver comentários