Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
9

Pais boicotam aulas em escola de Barcelos onde "pinga em todo o lado"

Em causa estão as obras de retirada de amianto, que deixaram a EB1/JI de Fraião "praticamente a descoberto".
Lusa 30 de Setembro de 2021 às 09:56
A carregar o vídeo ...
Pais boicotam aulas em escola de Barcelos onde "pinga em todo o lado"
Os pais dos alunos da EB1/JI de Fraião, em Tamel S. Veríssimo, em Barcelos, distrito de Braga, promoveram, esta quinta-feira, um boicote às aulas, em protesto contra uma escola em que "pinga em todo o lado".

O presidente da Associação de Pais, Paulo Gomes, disse à Lusa que em causa estão as obras de retirada de amianto, que deixaram a escola "praticamente a descoberto".

"Choveu e a escola ficou um descalabro", referiu, sublinhando que em causa está a segurança e a própria saúde pública de toda a comunidade escolar.

Frisou que a associação de pais não está, "de todo", contra as obras, mas sim contra o 'timing' escolhido.

Na semana passada, de quinta para sexta-feira, uma "grande parte das crianças da primária ficou com os livros, cadernos, capas, tudo estragado", disse ainda.

A chuva fez ainda levantar "por completo" o taco do soalho, receando também os pais pela segurança da instalação elétrica.

"Não há as mínimas condições de funcionamento", apontou.

Marta Ribeiro, também da associação de pais, disse à Lusa que o boicote às aulas vai continuar enquanto não for encontrada uma "solução condigna".

"No mínimo, que coloquem aqui contentores para servirem, provisoriamente, de salas de aulas", reivindicou, assegurando que esta quinta-feira nenhuma criança foi à escola, apesar de os portões estarem abertos.

Os pais já pediram à Delegação de Saúde que faça uma inspeção à escola.

A Lusa contactou a Câmara de Barcelos, que remeteu para mais tarde uma eventual reação.

Ver comentários