Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal

PJ faz buscas na presidência do Conselho de Ministros após denúncia anónima

Em causa estão ajustes diretos que alegadamente violam as regras de transparência.
Raquel Simões e Tânia Laranjo 29 de Setembro de 2022 às 11:28
A carregar o vídeo ...
PJ faz buscas na presidência do Conselho de Ministros após denúncia anónima

A Polícia Judiciária está a fazer buscas, durante a manhã desta quinta-feira, na sede da Presidência do Conselho de Ministros. Segundo apurou o CM, há suspeitas de corrupção. Uma denúncia anónima terá alertado a PJ para o caso.

O secretário-geral da presidência do Conselho de Ministros David Xavier é suspeito de obter benefícios pessoais, através de subornos, na aquisição para o Estado de sistemas informáticos a uma empresa do norte do país. Em causa estão ajustes diretos que alegadamente violam as regras de transparência. As buscas estão também a ser realizadas nestas empresas suspeitas de engano na contratação pública.

A Unidade Nacional de Combate à Corrupção está a fazer buscas nos gabinetes, mas segundo apurou o CM, também nas casas dos suspeitos da investigação.

As buscas desta quinta-feira pretendem apreender documentação, como contratos ou até troca de emails entre o secretário-geral e as empresas visadas. Para já, este processo não terá arguidos nem detido, numa primeira fase.

O Ministério Público já confirmou as buscas em comunicado, e refere: "No inquérito investiga-se a eventual prática de crimes de corrupção ativa e passiva, participação económica em negócio e falsificação de documento".

Segundo comunicado, o inquérito está em segredo de justiça.



Ver comentários