Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
4

PJ identifica em Portugal 94 ‘mulas de dinheiro’

Operação, que decorreu entre 15 de setembro e a última terça-feira (30 de novembro), levou ainda à apreensão de mais de meio milhão de euros.
Cláudia Machado 2 de Dezembro de 2021 às 08:51
‘Mulas’ limpam origem do dinheiro
‘Mulas’ limpam origem do dinheiro FOTO: Getty Images
A Polícia Judiciária anunciou esta quarta-feira ter identificado, em território nacional, 94 pessoas que atuavam como ‘mulas de dinheiro’ e feito três detenções, no âmbito de uma operação a nível europeu que mobilizou 27 países. A operação, que decorreu entre 15 de setembro e a última terça-feira (30 de novembro), levou ainda à apreensão de mais de meio milhão de euros “de proveniência ilícita” e à abertura de 85 investigações. Além disso, foram identificados pela Polícia Judiciária sete angariadores de ‘mulas de dinheiro’ e reportadas 527 transações bancárias fraudulentas.

“As ‘mulas de dinheiro’ são pessoas recrutadas por organizações criminosas para transferirem fundos ilícitos de um local para outro”, de forma a ocultar a origem do dinheiro e que, por isso, recebem uma comissão, explica a PJ.

A nível europeu, a operação - coordenada pela Europol e que se realiza pelo sétimo ano consecutivo - levou à detenção de um total de 1803 pessoas e à identificação de mais de 18 mil ‘mulas de dinheiro’. As autoridades evitaram ainda a perda de 67,5 milhões de euros. n C.M.

PJ Polícia Judiciária Portugal crime lei e justiça questões sociais crime económico fraude
Ver comentários