Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
9
Siga o CM no WhatsApp e acompanhe as principais notícias da atualidade Seguir

Proposta para novo estatuto dos oficiais de justiça "está em marcha"

Ministra não se compromete com uma data para apresentação do documento.
Lusa 28 de Setembro de 2022 às 17:23
Sindicato, Oficiais de Justiça, bandeira
Sindicato, Oficiais de Justiça, bandeira FOTO: Pedro Catarino/
A revisão do estatuto profissional para a carreira dos oficiais de justiça "está em marcha", assegurou esta quarta-feira a ministra da Justiça, sem, contudo, se querer comprometer com uma data para a apresentação do documento.

"Esse é um processo que está em marcha. Nos roteiros que tenho feito pelo país, tenho conversado nos tribunais com os funcionários e é um processo que está em cima da mesa. O senhor secretário de Estado está neste momento em conversações sobre essa matéria para podermos ver, finalmente, esse estatuto aprovado", disse à Lusa Catarina Sarmento e Castro.

Falando à margem da renovação da Bolsa de Firmas e Denominações, no Registo Nacional de Pessoas Coletivas do Instituto dos Registos e Notariado (IRN), em Lisboa, a governante reiterou que o trabalho para a definição do documento "está a decorrer" e expressou o seu respeito pelo "direito à greve de todos os funcionários", depois de dois dias de greve no setor no início deste mês e do anúncio de novas paragens nos tribunais para o início de outubro.

Questionada sobre um prazo limite para a apresentação do novo estatuto para a carreira profissional dos oficiais de justiça, Catarina Sarmento e Castro recusou definir uma data: "Estas coisas têm os seus próprios 'timings', até legislativos e de publicação de propostas de estatutos. Têm o seu tempo, mas está a acontecer".

Entre as principais reivindicações da carreira de oficial de justiça estão o preenchimento dos lugares vagos, a abertura de procedimentos de promoção e acesso a todas as categorias com lugares disponíveis, a inclusão no vencimento (com retroativos a 2021) do suplemento de recuperação processual, a regulamentação do acesso ao regime de pré-aposentação e a apresentação da proposta de um novo estatuto profissional.

política crime lei e justiça economia negócios e finanças oficiais de justiça
Ver comentários
C-Studio