Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
2

Rapaz pratica 36 crimes em Tomar desde os 13 anos até ser internado

Aos 16 anos, não aceitou castigo e recorreu para a Relação de Évora, que manteve a decisão do Juízo de Famílias e Menores.
Isabel Jordão 29 de Novembro de 2021 às 09:04
Jovem cometeu vários crimes
Jovem cometeu vários crimes FOTO: Getty Images/iStockphoto
Um rapaz de 16 anos, que desde os 13 anos praticou pelos menos 36 crimes, alguns graves e com uso de violência, intimidando as vítimas, em Tomar, foi chamado à Justiça e internado num centro tutelar educativo em regime fechado. Não aceitou o castigo e recorreu para o Tribunal da Relação de Évora, que manteve agora a decisão do Juízo de Famílias e Menores.

Segundo o acórdão, o menor está “fortemente indiciado” de 36 crimes de furto, roubo, ameaça, coação, dano, agressões e introdução em lugar vedado ao público, que ocorreram entre junho de 2018 e abril deste ano. Algumas vítimas eram idosos, um deles já com 93 anos.

Em setembro, foi para um centro tutelar educativo no Porto, de onde seguiu para Coimbra, e “não se conformou com a decisão”, apresentando recurso. Alegou que estes centros educativos são “escolas de crime”, onde “impera enorme violência” e onde os jovens “não se ressocializam”.

O Tribunal da Relação de Évora concluiu que “o perigo de continuação” dos crimes justifica a decisão.

Ver comentários