Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
4

SEF detém homem no Aeroporto de Lisboa por suspeita de tráfico de crianças

Cidadão estrangeiro é suspeito de tráfico de pessoas e auxílio à imigração ilegal.
Correio da Manhã 29 de Setembro de 2022 às 12:30
SEF
SEF FOTO: João Cortesão
O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) deteve, esta quarta-feira, no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, um cidadão estrangeiro, com 38 anos, por fortes suspeitas de tráfico de pessoas e de auxílio à imigração ilegal. Após interrogatório judicial, o indivíduo encontra-se em prisão preventiva.

O cidadão estrangeiro é proveniente de Bissau e foi detido quando se "apresentou na fronteira acompanhado por três crianças do sexo feminino, com idades compreendidas entre os 8 e os 12 anos, recorrendo ao uso de documentos de viagem alheios, pertencentes a outros menores com semelhanças fisionómicas", de acordo com o que se pode ler no comunicado do SEF.

O suspeito argumentou que duas das raparigas que se encontravam com ele eram suas filhas, sendo que a terceira era sua enteada. Segundo o indivíduo, ambos viajavam para Portugal devido à necessidade de realizarem um tratamento médico no país.

Após várias diligências, houve fortes indícios que indicavam que o cidadão estrangeiro praticava o crime de tráfico. O SEF acrescenta que "as três menores foram, de imediato, afastadas do suspeito e entregues a uma equipa multidisciplinar vocacionada para estes casos, que as encaminhou para uma casa abrigo indicada pelo Tribunal de Família e Menores".

Aquando da intervenção, foram apreendidos os documentos de viagem, dois telemóveis, cartões de embarque e um computador portátil, "com vista a preservar provas da prática do ilícito criminal".
SEF tráfico de pessoas crime Lisboa
Ver comentários