Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
5

Sol brilha toda esta semana

O tempo quente vai manter-se durante esta semana em praticamente todo o território continental. De acordo com as previsões do Instituto de Meteorologia, são esperadas temperaturas máximas próximas ou superiores a 30o Celsius em quase todas as cidades a sul do rio Mondego.

17 de Agosto de 2009 às 00:30
Praias têm estado cheias nos últimos dias, principalmente no Sul
Praias têm estado cheias nos últimos dias, principalmente no Sul FOTO: Pedro Catarino

O Índice Ultravioleta vai atingir um nível muito alto em todo o território continental hoje e amanhã, sendo extremo na Madeira. É aconselhável utilizar óculos de sol com filtro UV, chapéu, T-shirt e protector solar.

Ontem, a localidade mais quente foi a Amareleja, no Baixo Alentejo, com temperaturas a rondar os 40o Celsius. Lisboa atingiu os 33o Celsius, Castelo Branco os 36o e as sedes de distrito do Alentejo chegaram aos 37o.

Uma das localidades mais procuradas todos os Verões por milhares de turistas é Porto Covo, no concelho de Sines. A aldeia, onde residem 700 pessoas, fica a rebentar pelas costuras nos meses de praia. Apesar de não conseguir quantificar o número de turistas que todos os anos rumam a Porto Covo, o presidente da Junta de Freguesia, José Manuel Arsénio, reconhece que a localidade está "subdimensionada" para o enorme afluxo.

"Os nossos serviços e infra-estruturas estão dimensionados para os nossos habitantes e, quando chega esta altura, é difícil dar resposta adequada no tratamento dos esgotos, recolha do lixo, abastecimento de água e limpeza a tempo e horas." O autarca aponta ainda para outros serviços que também ficam aquém das necessidades. "O posto da GNR está fechado e os militares vêm fazer serviço a partir de Sines. O mesmo acontece com a ambulância: o socorro continua a vir da sede do concelho, que dista 15 quilómetros."

A segunda caixa de multibanco da aldeia foi colocada há poucos anos e só existe uma dependência bancária na localidade. Já para quem precisa de táxi existe um casal que assegura o transporte dos turistas.

APONTAMENTOS

PRAIAS A AMARELO

Segundo o último relatório de análises do Instituto da Água, relativo à última semana, 15 praias apresentaram qualidade de água aceitável e noutras duas foram detectadas salmonelas, o que desaconselha banhos. As restantes tinham água com boa qualidade.

ÁGUA PIOR NOS RIOS

As praias fluviais dominam os locais com água aceitável: rio Sabor (Foz e rio Sabor), Vez (Pontilhão da Valeta), Cávado (Cavadinho, Navarra, Adaúfe, Verim, Prado Faial), Lima (Arnado, D. Ana), Tuela (Quintas), Caia (Albufeira) e Devesa (Sabugal) e dos Montes (Tomar). A única praia atlântica é Ferragudo (Lagoa)

SALMONELAS

As praias do rio Gadanha, em Monção, e do Taboão, em Paredes de Coura, continham salmonelas nas análises do INAG, estando desaconselhada a prática balnear. A salmonela é uma bactéria que pode provocar enjoos, vómitos e diarreias.

Ver comentários