Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
3

Erupção do vulcão em La Palma afeta qualidade do ar na Madeira. Fenómeno pode durar até 84 dias

Erupção pode durar Fenómeno pode durar até 84 dias
João Saramago 22 de Setembro de 2021 às 08:46
A carregar o vídeo ...
Mais de uma centena de casas destruídas pela lava em La Palma
Gases proveniente do vulcão Cumbre Vieja, na ilha La Palma, Canárias, Espanha, poderão afetar a partir desta quarta-feira a qualidade do ar na Região Autónoma da Madeira.

Revela o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) que “irá manter-se até quarta-feira [hoje] vento do quadrante norte, pelo que o transporte de dióxido de carbono (CO2) e de enxofre (SO2) não deverá ser significativo”.

Contudo, sublinha o IPMA que “a partir de quarta-feira [hoje] está previsto a rotação do vento, que passará para o quadrante sul, pelo que poderão ocorrer alterações da qualidade do ar” no arquipélago.

A erupção vulcânica de Cumbre Vieja, na ilha espanhola de La Palma pode durar entre 24 e 84 dias, com uma média geométrica de cerca de 55 dias, segundo cálculos do Instituto Vulcanológico das Ilhas Canárias (Involcan), revelou esta quarta-feira a agência Lusa. 

O instituto explicou, através das redes sociais, que a duração da erupção é uma das perguntas que os especialistas fazem frequentemente e, embora não seja fácil de responder, pode ser calculada utilizando os dados conhecidos sobre a duração das erupções históricas que ocorreram na ilha de La Palma.



Ver comentários