O Pico Ruivo, a terceira montanha mais alta de Portugal, na Madeira, ficou esta segunda-feira coberta de neve após a temperatura ter caído para valores negativos na zona do Areeiro.
O manto branco cobre grande parte da montanha.
De acordo com o instituto, o arquipélago da Madeira vai estar sob aviso laranja por causa da agitação marítima até às 09h00 de terça-feira, passando depois a aviso amarelo.
O arquipélago está também com aviso laranja devido à previsão de vento forte de noroeste com rajadas que podem chegar aos 130 quilómetros por hora nas regiões montanhosas (até às 16h00 desta segunda-feira ), passando depois a aviso amarelo, prevendo-se rajadas até aos 90 quilómetros por hora.
O aviso laranja, o terceiro numa escala de quatro, aplica-se a situações meteorológicas de risco moderado a elevado, enquanto o aviso amarelo traduz situações de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
Por causa das previsões meteorológicas, o Serviço Regional de Proteção Civil (SRPC) da Madeira emitiu no domingo uma série de recomendações à população.
O SRPC da Madeira recomenda uma "condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível formação de lençóis de água".
Também sugere a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes e de outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas".
As janelas e portas fechadas, a retiradas e objetos soltos nas varandas e peitorais das janelas, evitar viagens em zonas afetadas pela situação meteorológica adversa e a não circulação em zonas de prédios degradados, devido ao risco de derrocadas são outros concelhos da autoridade civil da Madeira.