Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
5

Chuvas de lama e vento forte já chegaram a Portugal

Massa de ar 'sujo' vindo de África na origem de fenómeno raro. Chuva deixa 11 distritos sob aviso.
Lusa 17 de Novembro de 2018 às 07:56
Chuva de lama
Chuva e vento previstos para este sábado
Agitação Marítima
Chuva e vento
Agitação marítima
Chuva de lama
Chuva e vento previstos para este sábado
Agitação Marítima
Chuva e vento
Agitação marítima
Chuva de lama
Chuva e vento previstos para este sábado
Agitação Marítima
Chuva e vento
Agitação marítima
Portugal poderá assitir nas próximas horas a um fenómeno pouco comum. Um massa de ar vinda de África com muita sujidade pode levar a que ocorram 'chuvas de lama'. O aviso é da Agência Portuguesa do Ambiente, que explica o fenómeno.

"Para os dias 16 e 17 de novembro, prevê-se a continuação deste evento com progressão a todo o território continental antecipando-se uma situação de fraca qualidade do ar que em caso de ocorrência de precipitação poderá dar origem às denominadas 'chuvas de lama'".

A Agência garante que "continua a acompanhar esta situação, divulgando ao público toda a informação da qualidade do ar e os valores medidos nas estações de monitorização". A APA lembra que crianças e idosos devem ser alvo de atenção especial.

O estado do tempo vai sofrer um agravamento na "região centro e sul", ao início da noite deste sábado, prevendo-se chuva, vento forte e agitação marítima, além da descida da temperatura no domingo, segundo a meteorologista Madalena Rodrigues.

"A partir do final do dia - estamos a falar aí de 21h00, 22h00 -, prevê-se um agravamento do estado do tempo para a região centro e sul, e litoral centro, com chuva por vezes forte", explicou à agência Lusa a meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com a especialista, "a precipitação [forte] mantém-se até às 12h00" de domingo.

A chuva vai continuar no domingo e na segunda-feira, "mas não tão intensa como neste período do final do dia [de sábado] até ao início da manhã" de domingo.

Também está previsto "algum vento, com rajadas a sul do distrito de Lisboa", entre as 18h00 deste sábado e as 09h00 de domingo.

Madalena Rodrigues esclarece que as rajadas de vento deverão ser "na ordem dos 80 quilómetros por hora no litoral e, nas terras altas da região sul", podem chegar aos "85 quilómetros por hora".

O IPMA também prevê "agitação marítima forte na costa ocidental, já com aviso amarelo" entre este sábado e domingo, com "ondas de noroeste de cinco a seis metros na costa ocidental, e entre dois a três metros na costa sul".

No domingo, os termómetros também vão registar "uma pequena descida da temperatura máxima".
Ver comentários