Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
6

Projeto ajuda 30 países em desenvolvimento a combaterem poluição dos oceanos

Países de Ásia, África, América Latina e da região do Pacífico fazem parte da iniciativa.
Correio da Manhã 12 de Abril de 2021 às 01:45
Poluição oceano
Poluição oceano FOTO: Getty Images
O Projeto de Parcerias GloLitter, entre o governo da Noruega, a Organização Marítima Internacional (IMO, na sigla original) e a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), vai apoiar 30 países em desenvolvimento na prevenção e redução de lixo marinho.

O projeto foi lançado na quinta-feira e o diretor da FAO, Manuel Barange, afirmou que "o lixo plástico tem um impacto devastador na vida marinha e na saúde humana". "Esta iniciativa é um passo importante para resolver o problema e ajudará a proteger o ecossistema do oceano, bem como a subsistência daqueles que disso dependem", sublinhou.

Estão incluídos na iniciativa países da Ásia, África, América Latina e da região do Pacífico.

Proteger o meio ambiente marinho é a meta do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável e esta medida de apoio vai ajudar as povos a aplicar melhores práticas para prevenir e reduzir o lixo plástico nos oceanos, num esforço para proteger os recursos costeiros e marinhos no mundo.

O projeto promoverá a conformidade com os instrumentos internacionais relevantes, incluindo as Diretrizes Voluntárias para Marcação de Artes de Pesca e a Convenção Internacional para a Prevenção da Poluição por Navios (MARPOL), que contém regulamentos contra o despejo de plásticos no mar.
ambiente poluição projeto oceano plástico
Ver comentários