Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
7

Tempestade Gaston deixa ilhas do grupo Central dos Açores em aviso laranja

Alerta de chuva acompanhada de ventos fortes e trovoada.
Lusa 22 de Setembro de 2022 às 12:17
Imagem de satélite do furacão Gaston que se tornou uma tempestade tropical
Imagem de satélite do furacão Gaston que se tornou uma tempestade tropical FOTO: Reuters
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou as ilhas do grupo central dos Açores sob aviso laranja, a partir da noite de sexta-feira, ficando todo o arquipélago sob aviso amarelo entre esta quinta-feira e sábado.

Em comunicado, o IPMA esclarece que o alerta amarelo começa por vigorar no grupo Ocidental (Flores e Corvo), entre a manhã desta quinta-feira e as 00h00 de sexta-feira, devido à "precipitação por vezes forte, podendo ser acompanhada de trovoada".

O mesmo alerta é retomado pelas 12h00 de sexta-feira, até às 12h00 de sábado (13h00 em Lisboa), devido ao vento.

Nas ilhas do grupo Central (Faial, Terceira, Pico, São Jorge e Graciosa), a chuva por vezes forte deu origem a um aviso laranja entre as 21h00 de sexta-feira e as 12h00 de sábado.

A partir das 21h00 desta quinta-feira e até às 09h00 de sexta-feira, estas ilhas ficam sob aviso amarelo devido à precipitação, acontecendo o mesmo entre as 18h00 e as 21h00 de sexta-feira, também devido ao vento.

As ilhas do grupo Oriental (São Miguel e Santa Maria) ficam sob aviso amarelo entre as 15h00 de sexta-feira e as 12h00 de sábado, devido a chuva por vezes forte, que pode ser acompanhada de trovoada.

O IPMA prevê que a tempestade tropical Gaston afete os Açores, estimando que, na sexta-feira, às 18h00, seja o momento em que se encontre mais próxima do arquipélago, a 135 quilómetros a norte do Corvo.

Gaston Central dos Açores Açores IPMA Instituto Português do Mar e da Atmosfera Corvo meteorologia alertas
Ver comentários