Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
5

268 concelhos avançam para a terceira fase do desconfinamento

Restaurantes, cinemas e centros comerciais reabrem portas. Eventos culturais estão de regresso.
Vanessa Fidalgo 19 de Abril de 2021 às 01:30
Cinemas e eventos culturais estão de regresso, mas com regras bem definidas
Cinemas e eventos culturais estão de regresso, mas com regras bem definidas FOTO: Direitos Reservados
São 268 os concelhos do continente que esta segunda-feira passam para a terceira fase do desconfinamento. Reabrem lojas, cinemas, teatros, restaurantes e centros comerciais, com regras de distância social e medidas para conter o contágio.

No interior dos restaurantes e cafés podem estar quatro pessoas à mesa, número que sobe para seis no caso das esplanadas. Estes estabelecimentos podem estar abertos até às 22h30 de segunda a sexta, mas têm de encerrar às 13h aos fins de semana e feriados. Volta também o atendimento presencial nas Lojas do Cidadão mas com marcação prévia. Casamentos e batizados são permitidos desde que não se ultrapasse 25% da lotação do espaço. Regressam ainda os eventos ao ar livre com lotação reduzida e os cinemas reabrem portas – até às 22h dos dias de semanas e até às 13h ao fim de semana.

Esta reabertura no País será feita a várias velocidades, consoante a taxa de incidência de cada município. Com mais de 240 casos por cem mil habitantes, Moura, Odemira, Portimão e Rio Maior recuam para a fase anterior, sendo interdito entrar ou sair destes concelhos. Já Alandroal, Albufeira, Carregal do Sal, Figueira da Foz, Marinha Grande e Penela não passam à terceira fase por terem mais de 120 casos por cem mil habitantes.
questões sociais política autoridades locais bens de consumo turismo medidas restrições
Ver comentários