Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
7

Advogados em protesto no Porto e Lisboa lutam por mais direitos

Profissionais contra o regime contributivo da Caixa de Previdência.
Ana Silva Monteiro 14 de Dezembro de 2019 às 10:35
Advogados manifestaram-se nas cidades do Porto (na foto) e Lisboa
Advogados manifestaram-se nas cidades do Porto (na foto) e Lisboa FOTO: Inês Trovisco / CMTV

Centenas de advogados concentraram-se, esta sexta-feira à tarde, no Porto e em Lisboa, em frente à Ordem dos Advogados, em protesto contra o regime contributivo da respetiva Caixa de Previdência (CPAS). Os profissionais dizem que precisam de proteção social.

"Estamos aqui para lutarmos pelos nossos direitos, direitos que consideramos fundamentais. Precisamos de proteção social, tanto na doença como na parentalidade. Pagámos contribuições demasiado altas para que a CPAS seja apenas um centro de pensão de reformas, porque para além da reforma há vida", disse ao CM Mariana Trigo, advogada e uma das organizadoras do protesto na cidade do Porto.

Para os advogados, as manifestações são o início da luta. "Aquilo que queremos é que nos oiçam, é que nos chamem e que queiram ouvir a nossa opinião. Queremos ter uma voz ativa neste regime que nos é imposto. Para nos desvincularmos dele, teríamos de suspender o exercício da profissão, mas não passamos anos a estudar, a investir, para desistirmos assim", explicou Anabela Meireles, advogada em início de carreira.

Porto Lisboa Ordem dos Advogados Caixa de Previdência CPAS questões sociais
Ver comentários