Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
9

Vacina espanhola vai ser testada em humanos. Fármaco provocou lesão pulmonar em macaco

Chama-se PHH-1 e é produzida pela Hipra.
11 de Agosto de 2021 às 12:57
Vacina Covid
Vacina Covid FOTO: CMTV
A Agência Espanhola de Medicamentos e Produtos Sanitários  (AEMPS) autorizou esta quarta-feira o ensaio clíncio daquela que é a primeira vacina espanhola contra a Covid-19. Trata-se do primeiro ensario clínico em pessoas desenvolvido neste país.

Segundo o El Español, a farmacêutica que a produz, a Hipra, o fármaco poderá ser comercializado já no final do ano.

A primeira vacina espanhola em ensaio chama-se PHH-1V, será sujeita a testes para validarem a sua segurança e tolerabilidade. Parte dos participantes do ensaio vão receber uma das vacinas contra a Covid-19 já aprovadas e outra parte vão receber a vacina espanhola. Os voluntários começarão a ser selecionados em breve.

Esta vacina baseia-se na recombinação de duas proteínas, uma correspondente à variante Alfa e outra correspondente à variante Beta. Estas combinam-se numa estrutura que, com um adjuvante, aumenta a resposta imunitária. Esta combinação gera a resposta imunitária a uma das proteínas do vírus SARS-CoV-2, conhecida como a proteína S (spike).

Recorde-se que o ensaio da vacina tinham sido suspensos após terem sido verificadas lesões pulmonares num dos macacos inoculados com a vacina durante os testes em animais.
Mais informação sobre a pandemia no site dedicado ao coronavírus - Mapa da situação em Portugal e no Mundo. - Saiba como colocar e retirar máscara e luvas - Aprenda a fazer a sua máscara em casa - Cuidados a ter quando recebe uma encomenda em casa. - Dúvidas sobre coronavírus respondidas por um médico Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24
Agência Espanhola de Medicamentos e Produtos Sanitários Covid-19 AEMPS S saúde tratamentos
Ver comentários