O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, está infetado com a Covid-19, apesar de assintomático. Depois de ter realizado três testes nos últimos dois dias – dois dos quais, dos rápidos, deram negativos – o último deles, por zaragatoa, acabou por dar positivo.
Segundo uma nota no site do Palácio de Belém, o Chefe de Estado está bem e "assintomático". "Tendo o Presidente da República testado negativo ontem [domingo], e apesar do teste antigénio de hoje [segunda-feira] ser negativo, soube-se agora, às 21h40, que o teste PCR deu positivo", esclareceu a Casa Civil. Após o resultado, Marcelo "comunicou ao Presidente da Assembleia da República, ao primeiro-ministro e à ministra da Saúde e, encontrando-se a trabalhar em Belém, aí ficou e ficará em isolamento profilático na zona residencial, aguardando o inquérito epidemiológico".
Marcelo Rebelo de Sousa tinha estado em contacto com o assessor de imprensa, que testou positivo, mas as autoridades de saúde consideraram o risco entre ambos reduzido. Além disso, o Chefe de Estado também esteve por mais de uma hora numa audiência em Belém com o vice-presidente do PSD Salvador Malheiro, que esta segunda-feira anunciou ter testado positivo à Covid-19. Além disso, participou em vários debates presidenciais e em entrevistas. A origem do contacto é, para já, desconhecida, segundo fontes de Belém.
Os vários candidatos à Presidência da República desejaram esta segunda-feira as melhoras ao Chefe de Estado. Marisa Matias chegou mesmo a contactar o Presidente, para lamentar que tenha testado positivo. "Desejo-lhe as melhoras e faço votos de rápida recuperação", escreveu a bloquista na rede social Twitter. "Desejo continuação de falta de sintomas e rápido e franco restabelecimento", escreveu Ana Gomes. Já André Ventura, do Chega, anunciou que "está em isolamento" e "assim ficará até fazer o teste e obter indicações" da Direção-Geral da Saúde. "Todas as iniciativas de campanha estão canceladas até ser conhecido o resultado do teste e as recomendações da autoridade de saúde."
"Tendo o Presidente da República testado negativo ontem, e apesar do teste antigénio de hoje ser negativo, soube-se agora, às 21h40, que o teste PCR deu positivo.
O Presidente da República, que está assintomático, comunicou ao Presidente da Assembleia da República, ao Primeiro-Ministro e à Ministra da Saúde e, encontrando-se a trabalhar em Belém, aí ficou e ficará em isolamento profilático na zona residencial, aguardando o inquérito epidemiológico.
Cancelou toda a agenda para os próximos dias, a começar com sessão com os peritos no Infarmed e a audição dos Partidos Políticos previstas para amanhã".