Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
1

Ano Novo chega com festas junto ao mar

Concertos e fogo de artifício são as atrações principais em vários locais da região do Algarve.
Rui Pando Gomes 27 de Dezembro de 2018 às 08:30
Fogo de artifício é um dos atrativos das festas ao ar livre
Praça do Comércio é palco dos maiores festejos de Fim de Ano na capital
Fogo-de-artifício
Fogo de artifício é um dos atrativos das festas ao ar livre
Praça do Comércio é palco dos maiores festejos de Fim de Ano na capital
Fogo-de-artifício
Fogo de artifício é um dos atrativos das festas ao ar livre
Praça do Comércio é palco dos maiores festejos de Fim de Ano na capital
Fogo-de-artifício
Garrafa de champanhe na mão, doze passas no bolso e muita energia nas pernas para dançar e assistir ao fogo de artifício. São estes os três principais requisitos para quem estiver a pensar celebrar a chegada do Novo Ano no Algarve, onde estão a ser preparadas festas ao ar livre para todos os gostos, quase todas junto ao mar e com entrada gratuita.

O Sul do país é habitualmente um dos locais mais procurados para celebrar a chegada de 2019. Como este ano o feriado de 1 de janeiro calha numa terça-feira e muitas pessoas têm a hipótese de fazer ‘ponte’ no último dia do ano, as perspetivas são ainda melhores.

Segundo confirmou ao CM o presidente da Região de Turismo do Algarve, João Fernandes, "estão reunidos todos os ingredientes para que seja uma excelente Passagem de Ano no Algarve, com previsões interessantes da vinda de mais turistas portugueses e espanhóis e a recuperação de britânicos".

Com o calendário e o bom tempo a ajudar, só falta a escolha do local, que está dependente do gosto musical. Em Lagos, a festa vai contar com um espetáculo dos Amor Electro, na praça do Infante. Já em Portimão, a animação começa com concertos de Richie Campbell (29) e de David Fonseca (30).

Na noite de 31 será a banda Axé Brasil a animar a Zona Ribeirinha, onde o céu será iluminado pelo fogo de artifício. Em Armação de Pera a festa vai acontecer junto à praia dos Pescadores, ao som da música brasileira de Edna Pimenta e dos DJ algarvios Geeks are. Em Albufeira, Fernando Daniel, Wilson Honrado e HMB prometem animar a praia dos Pescadores.

Mais para Sotavento, em Quarteira, a praça do Mar será o centro da animação com o DJ Rahim e Quinta do Bill. Já em Faro, a festa vai decorrer no jardim Manuel Bívar, com os Íris e a música eletrónica do DJ Chistian F.

No jardim Pescador Olhanense, em Olhão, sobe ao palco o Duo Reflexo. Em Tavira, a festa será na praça da República, com A.S. Band e os DJ Sérginho e Kaycell.

Já em Monte Gordo, o grupo Republika promete aquecer a noite.

Trânsito limitado a partir de dia 30
A praça do Comércio, palco dos maiores festejos do Ano Novo, em Lisboa, irá ficar sujeita a sérias restrições à circulação automóvel a partir de sábado.

Segundo uma nota da Câmara Municipal de Lisboa, ontem divulgada, sábado e domingo - 29 e 30 de dezembro - é encerrada a circulação no topo norte da praça do Comércio e na avenida Ribeira das Naus, entre as 21h00 e as 23h45.

Já no dia 31, segunda-feira, devido a serem esperadas milhares de pessoas no local para a noite de Passagem de Ano, a avenida Ribeira das Naus e o topo norte da praça do Comércio são encerrados à circulação a partir das 17h00, bem como outras zonas. A reabertura do tráfego está prevista para as 04h00.

Pelo palco instalado no Terreiro do Paço vão passar Daniel Pereira Cristo, Tatanka, João Só e Ana Bacalhau, a partir das 22h00. À meia-noite e quinze minutos começa o concerto de Richie Campbell, com Dengaz, Mishlawi, Plutónio e DJ Dadda.

Já no Parque das Nações, a animação musical no Arena Lounge do Casino Lisboa (entrada gratuita) começa às 22h00, com a banda Trio Naranjus, seguindo-se comédia com Aldo Lima e, às 00h05, atua o DJ Rui Remix. A partir das 00h30, The Gift. 

PORMENORES 
Paragem de quatro dias
Como o feriado do dia 1 de janeiro de 2019 calha numa terça- -feira, muitas pessoas vão conseguir fazer ‘ponte’ e gozar um fim de semana prolongado durante quatro dias.

Tempo nublado
Segundo as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), na região do Algarve o tempo poderá estar nublado no dia 31 de dezembro, podendo ocorrer alguma chuva durante a tarde.

10 graus de temperatura
No último dia do ano, segundo o IPMA, estão previstos 17 graus de temperatura máxima e 10 graus de mínima durante a noite, podendo a mínima baixar nos primeiros dias do ano.
Ver comentários