Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
6

Autarca alerta para necessidade de reabertura do comércio local de Felgueiras

Nuno Fonseca diz-se preocupado com a possibilidade de serem mantidas as restrições em vigor, que levarão ao "encerramento forçado de muitos negócios".
Aureliana Gomes 5 de Março de 2021 às 16:53
Felgueiras está vazia devido ao aumento de casos de Covid-19
Felgueiras está vazia devido ao aumento de casos de Covid-19 FOTO: Lusa

O presidente da Câmara de Felgueiras, Nuno Fonseca, está preocupado com os proprietários do pequeno comércio e alertou o Governo para as dificuldades que estão a passar.

Em carta enviada ao Ministro da Economia, alerta para a "necessidade urgente" de reabrir os estabelecimentos comerciais e os serviços.

Nuno Fonseca insiste na "reabertura urgentemente, com regras, mas iguais para todos", recordando que aqueles setores de atividades são também "preponderantes para a manutenção da nossa indústria".

Nuno Fonseca diz-se preocupado com a possibilidade de serem mantidas as restrições em vigor, que levarão ao "encerramento forçado de muitos negócios, muitos deles, fonte de sobrevivência de muitas famílias".

Para o autarca, é importante que o desconfinamento e a reabertura dos negócios aconteçam, mesmo com limitações e ajustes, em função da evolução da pandemia. "Naturalmente consciente dos riscos inerentes uma 4.ª vaga, devemos ir mantendo a economia em funcionamento", defende.

O autarca recorda que, após um ano de pandemia, as empresas do concelho, nomeadamente do pequeno comércio e serviços, através dos equipamentos de proteção individual, e a população em geral, estão mais preparadas para cumprirem as orientações de Direção Geral da Saúde.

Questiona se não será pior ter 100 pessoas num hipermercado para fazer compras do que permitir que numa cabeleireira ou esteticista ou outra profissão similar haver atendimento por marcação.

Mais informação sobre a pandemia no site dedicado ao coronavírus - Mapa da situação em Portugal e no Mundo. - Saiba como colocar e retirar máscara e luvas - Aprenda a fazer a sua máscara em casa - Cuidados a ter quando recebe uma encomenda em casa. - Dúvidas sobre coronavírus respondidas por um médico Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24
Nuno Fonseca Felgueiras Governo política autoridades locais economia negócios e finanças
Ver comentários