Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
5

Avaliação pendente para 68 doses da vacina contra a Covid-19 após despiste de carrinha de transporte na A2

Viatura de distribuição tomba em Palmela, a caminho da vacinação.
Sérgio A. Vitorino e Cláudia Machado 21 de Janeiro de 2021 às 09:14
Condutor da carrinha foi assistido pelos Bombeiros de Águas de Moura
Condutor da carrinha foi assistido pelos Bombeiros de Águas de Moura FOTO: Direitos Reservados
O Ministério da Saúde confirmou esta quarta-feira ao CM que dos 152 frascos da vacina da Pfizer que, de manhã, se encontravam numa carrinha de transporte que se despistou e tombou, "já há a confirmação de que 82 estão em bom estado". Outros 68 estão "sob observação, tendo dois frascos ficado inutilizados".

O acidente ocorreu na A2, junto à Marateca, Palmela. Os frascos foram colocados nas viaturas da GNR que faziam a escolta e "imediatamente transportados [...] para o Centro Hospitalar mais próximo". As doses destinavam-se ao Alentejo e é preciso assegurar se "as suas propriedades" se mantêm, até porque durante algum tempo estiveram fora da temperatura ideal. Uma equipa farmacêutica e o Infarmed estão a avaliar o caso.

Ainda esta quarta-feira seguiram outros frascos "de modo a garantir a continuidade do plano de vacinação, tal como previsto". O despiste ocorreu no sentido Norte-Sul e provocou ferimentos ligeiros no motorista, assistido pelos Bombeiros de Águas de Moura.
Mais informação sobre a pandemia no site dedicado ao coronavírus - Mapa da situação em Portugal e no Mundo. - Saiba como colocar e retirar máscara e luvas - Aprenda a fazer a sua máscara em casa - Cuidados a ter quando recebe uma encomenda em casa. - Dúvidas sobre coronavírus respondidas por um médico Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24
Pfizer Covid-19 A2 Ministério da Saúde saúde questões sociais hospitais
Ver comentários