Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
1

Chuva intensa provoca inundações e queda de árvores no norte do País

Proteção Civil alertou para o risco de cheias e inundações face às previsões de chuva forte e persistente.
Correio da Manhã 13 de Setembro de 2021 às 18:41
A carregar o vídeo ...
Chuva intensa provoca inundações e queda de árvores no norte do País
A "forte" chuva que caiu na cidade de Braga a meio da tarde desta segunda-feira provocou cerca de uma dezena e meia de ocorrências, entre inundações e queda de árvores, disse fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro.

Segundo a fonte, não há a registar feridos ou danos "de maior". "Tudo ocorrências normais, sem gravidade", acrescentou. 

Foram registadas pelo menos cinco quedas de árvores e várias inundações, quer em túneis, provocando alguns constrangimentos na circulação automóvel, quer em habitações.

Imagens partilhadas nas redes sociais mostram ainda a força da chuva e as inundações em Castelo Branco. 

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) alertou para o risco de cheias e inundações na Grande Lisboa e Setúbal, assim como no Algarve, face às previsões de chuva forte e persistente a partir desta segunda-feira.

Prevê-se, aguaceiros, por vezes fortes, acompanhados de trovoada, em especial no litoral oeste e Algarve, estendendo-se gradualmente às restantes regiões a partir da tarde.

Perspetiva-se vento por vezes forte, em especial nas terras altas do centro e sul, por vezes com rajadas até 80 quilómetros horários.

Já para terça-feira, a previsão da Meteorologia aponta para aguaceiros, por vezes fortes, acompanhados de trovoada, granizo e rajadas de vento forte.

Face à situação meteorológica esperada, a ANEPC pede cuidados acrescidos na condução, tendo em conta eventual formação de lençóis de água, bem como a possível queda de árvores.

A outro nível, pede o afastamento da linha de costa e cuidados com eventuais danos em estruturas montadas ou suspensas e atenção aos sistemas de drenagem de esgotos e águas pluviais.





País Algarve ANEPC meteorologia
Ver comentários