Foram identificados mais de 20 casos suspeitos de infeção pelo vírus Monkeypox - conhecida como varíola dos macacos - na região de Lisboa e Vale do Tejo. Há já cinco casos confirmados pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge.
Os casos da região de Lisboa e Vale do Tejo, na maioria jovens, e todos do sexo masculino, estão estáveis, apresentando lesões ulcerativas.
Entre os sintomas suspeitos estão lesões ulcerativas, erupção cutânea, gânglios palpáveis, eventualmente acompanhados de febre, arrepios, dores de cabeça, dores musculares e cansaço.
A representante do Hospital de São João do Porto, destaca que é "plausível" transmissão sexual como uma das causas possíveis da doença.
"Perante sintomas suspeitos, o indivíduo deverá abster-se de contactos físicos diretos", alerta a Direçã-Geral da Saúde.
O que é a varíola dos macacos?
De acordo com a Direção-Geral da Saúde, a doença é transmissível através de contacto com animais ou ainda contacto próximo com pessoas infetadas ou com materiais contaminados. Segundo a DGS, a doença é rara e não se dissemina facilmente entre os seres humanos.
A DGS apelou aos profissionais de saúde que estejam alerta para eventuais casos suspeitos da doença.
O Reino Unido reportou já casos semelhantes de lesões ulcerativas, tendo-se confirmado a infeção pelo
vírus Monkeypox.