Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
3

Consulte aqui as novas vagas de acesso ao Ensino Superior

Há mais 3080 lugares para a 1ª fase do Concurso Nacional.
Bernardo Esteves 3 de Setembro de 2021 às 23:56
A carregar o vídeo ...
Consulte aqui as novas vagas de acesso ao Ensino Superior
As instituições de Ensino Superior público abriram mais 3080 vagas para a 1ª fase do Concurso Nacional de Acesso, número acima das duas mil que tinham sido anunciadas.

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES) revelou esta sexta-feira o número de novos lugares por cada instituição, mas ainda não desvendou quais serão, concretamente, os cursos que terão mais vagas. Esses dados serão “disponibilizados, em detalhe, até ao dia 6 de setembro no sítio da Direção-Geral do Ensino Superior”, garantiu o MCTES. Os estudantes que concorreram à 1ª fase podem “atualizar as suas opções de candidatura entre 7 e 9 de setembro na plataforma de candidaturas online”.




Este aumento de vagas pretende responder ao crescimento de candidaturas, que atingiu um recorde de 63 878, batendo o máximo estabelecido no ano passado. Ainda assim, o número de vagas é inferior em 7835 ao de candidatos. O número de vagas disponíveis sobe agora 6 por cento para um total de 56 043 lugares, tendo as universidades permitido mais 1908 entradas e os politécnicos mais 1136 face aos valores divulgados inicialmente, no mês de julho.



“O reforço de vagas agora definido resulta de um esforço de mobilização das instituições de Ensino Superior para responder ao apelo feito pelo Governo na sequência do elevado número de candidaturas”, refere o MCTES, em comunicado. Explica ainda o ministério de Manuel Heitor que “as orientações aprovadas pelo Governo permitiram a transferência das vagas fixadas e não ocupadas nos concursos especiais de acesso e ingresso no Ensino Superior para o regime geral de acesso, na sequência das recomendações da Comissão Nacional de Acesso de Ensino Superior (CNAES) de 24 de agosto”.

Reforço de lugares para os estudantes é inferior ao de 2020
No ano passado as instituições abriram quase cinco mil vagas a mais, também para fazer face ao crescimento de candidaturas, mas foram ocupadas menos de três mil. “Este ano houve a preocupação de abrir um número de vagas adequado”, disse Pedro Dominguinhos, do Conselho Coordenador dos Institutos Politécnicos.
Ensino Superior MCTES Governo questões sociais política governo (sistema) executivo (governo)
Ver comentários