Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
2

Descoberta hormona que reduz apetite e emagrece

Uma equipa de investigadores de Copenhaga descobriu uma hormona segredada pelo intestino que faz perder o apetite, ajudando a controlar o peso das pessoas obesas, revela um estudo divulgado esta quarta-feira.

11 de Janeiro de 2012 às 11:39
Hormona ajuda a controlar o peso
Hormona ajuda a controlar o peso FOTO: D.R.

A hormona, conhecida como GLP-1, é segregada naturalmente pelo intestino quando as pessoas estão a comer e começou por ser usada para tratar doentes com diabetes, devido à sua capacidade para regular os níveis de açúcar no sangue.  

Durante a investigação, os médicos perceberam que a hormona deixava os pacientes com menos fome. Perante este facto, uma equipa de pesquisadores da Universidade de Copenhaga decidiu avançar com um estudo para descobrir outras qualidades da GLP-1.  

Depois de analisados os resultados de 25 ensaios clínicos que envolveram mais de seis mil pacientes que receberam GLP-1, os investigadores concluíram que os pacientes que receberam uma dose mínima durante pelo menos 20 semanas apresentaram maior perda de peso do que os outros.  

De acordo com um artigo publicado no British Medical Journal, a administração da hormona provocou ainda uma melhoria da pressão arterial, do colesterol e da glicemia.

Apesar das boas notícias, alguns pacientes sentiram efeitos secundários durante a administração da GLP-1: náuseas, vómitos e diarreia.  

A equipa de investigadores defende que a hormona deve ser usada em pacientes obesos que sofrem de diabetes e quer avançar com novos estudos para testar a sua eficácia em obesos não diabéticos.  

Apesar das boas notícias, os investigadores sublinham que a segurança a longo prazo da hormona ainda é desconhecida.  

Hormona Apetite Peso Emagrecer GLP-1 Copenhaga Diabetes British Medical Journal
Ver comentários