Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
2

Dispara o número de casos da variante indiana da Covid-19 em Portugal

Variante Delta deverá sobrepor-se à estirpe do Reino Unido nas próximas semanas, avança o relatório da DGS/INSA.
Correio da Manhã 18 de Junho de 2021 às 17:56
pandemia, coronavírus
pandemia, coronavírus FOTO: Reuters
Já é conhecido o mais recente relatório de monitorização das linhas vermelhas para a Covid-19, elaborado em conjunto pela Direção Geral da Saúde e pelo Instituto de Saúde Doutor Ricardo Jorge.

O número de casos associados à variante Delta está a aumentar. Até ao dia 16 de junho foram identificados 157 casos associados à variante indiana, com a existência de transmissão comunitária, mais evidente na região de Lisboa e Vale do Tejo. A variante Alpha, associada ao Reino Uniudo, foi a estirpe dominante durante o mês de maio. No entanto, a variante Delta deverá sobrepor-se nas próximas semanas, alerta o relatório.

A variante Beta, associada a África do Sul, foi responsável por 113 casos. Já a estirpe de Manaus, no Brasil, foi responsável por 146 casos. 

O número de novos casos acumulados nos últimos 14 dias foi de 105 casos, numa tendência crescente em todo o País. 

O valor do índice de transmissão (Rt) apresenta valores superiores a 1 ao nível nacional (1,14) e em todas as regiões de saúde. O valor é mais acentuado na região de Lisboa e Vale do Tejo, que apresenta um Rt de 1,20.

De acordo com o documento, e mantendo-se a taxa de crescimento, o tempo necessário para atingir a taxa de incidência acumulada de 120 casos por 100 mil habitantes a 14 dias será inferior a 15 dias a nível nacional e na região do Algarve. O limiar de 240 casos por 100 mil habitantes poderá, no entanto, ser ultrapassado em menos de 15 dias em Lisboa e Vale do Tejo.

O número de doentes internados em unidades de cuidados intensivos apresenta atualmente uma tendência crescente de 36% (29% na semana passada).

Mais informação sobre a pandemia no site dedicado ao coronavírus - Mapa da situação em Portugal e no Mundo. - Saiba como colocar e retirar máscara e luvas - Aprenda a fazer a sua máscara em casa - Cuidados a ter quando recebe uma encomenda em casa. - Dúvidas sobre coronavírus respondidas por um médico Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24
Ver comentários