Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
1

Estudo revela que sumo de laranja aumenta risco de ter cancro da pele. Conheça os sinais de alerta

Pessoas que bebem mais de um copo de sumo de laranja por dia têm um risco de 54% de desenvolver cancro da pele e os que comem mais de uma laranja por dia têm um risco 79%.
Correio da Manhã 5 de Abril de 2021 às 11:06
Laranjas
Laranjas FOTO: Getty

Investigadores descobriram que o consumo de sumo de laranja aumenta o risco de desenvolver um cancro da pele, revela o The Sun.

Segundo o jornal britânico os citrinos contêm uma substância chamada psoraleno, que torna a pele sensível à radiação UV e, por isso, estar na origem do cancro. Város dermatologistas referem que pessoas com histórico familiar de cancro da pele devem ser aconselhadas a evitar sumos de frutas.

O estudo desenvolvido pela Universidade de Indiana, descobriu que as pessoas que bebem mais de um copo de sumo de laranja por dia têm um risco de 54% de desenvolver cancro da pele e os que comem mais de uma laranja por dia têm um risco 79%.

"Este estudo pode ajudar os profissionais a aconselhar melhor os pacientes que já estabeleceram fatores de risco, como histórico familiar de melanoma, para reduzir a ingestão de frutas cítricas", refere o investigador Harriet Dalwood.

Os sinais de alerta

O jornal britânico The Sun revelou um conjunto de sinais que deve ter em conta pois indicam se pode estar a desenvolver a doença. Os sinais mais comuns de cancro da pele são mudanças visíveis em verrugas, sardas ou manchas na pele.

Simetria

Se uma mancha nova ou existente começar a mudar de forma, pode ser um sinal de cancro da pele.

Fronteira

Pontos com bordas irregulares são um sinal de alerta.

Cor

Se uma mancha estiver a ficar com cores diferentes ou se começar a ficar mais escura, deve consultar um médico.

Tamanho

Se as manchas, verrugas ou sardas crescerem de forma notória deve solicitar aconselhamento médico.

Elevação

A maioria das sardas e pintas tendem a ser planas, se aumentarem de repente, pode ser um sinal de cancro. No entanto, se já tem uma verruga saliente na pele não significa que vai desencolver um cancro, mas deve ficar atento. 

The Sun saúde doenças cancro questões sociais pele sumo laranja fruta
Ver comentários