Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
1

Portugal entre vários países da Europa com falhas no fornecimento de eletricidade

Segundo a Rede de Transmissão de Energia Elétrica francesa, incêndio causou apagão na rede elétrica europeia.
Correio da Manhã, Aureliana Gomes, Lusa e Bernardo Esteves 24 de Julho de 2021 às 17:00
Eletricidade
Eletricidade
Limitações chegam ao fim
Eletricidade
Instalação de linha eléctrica
Eletricidade
Eletricidade
Limitações chegam ao fim
Eletricidade
Instalação de linha eléctrica
Eletricidade
Eletricidade
Limitações chegam ao fim
Eletricidade
Instalação de linha eléctrica
Um problema no fornecimento de eletricidade na Europa está a atingir vários países, entre os quais Portugal, confirmou à Lusa fonte da EDP. A fonte deu conta que pelas 17h00 existiam vários concelhos no País sem acesso a eletricidade.

Trofa, Caldas da Rainha, Sesimbra, Santo Tirso, Moscavide, Olivais, Lisboa, Loures, Soure, Paços de Ferreira, Felgueiras, Lousada, Parede, Penafiel e Lagoa são alguns dos locais que registaram falta de eletricidade.

Pelas 18h20, a E-REDES informou que o serviço de fornecimento de energia elétrica em Portugal foi reposto sublinhando estar em regime de funcionamento normal.

"Na sequência do problema registado esta tarde, com origem na rede elétrica europeia, a E-REDES informa que o serviço de fornecimento de energia já foi reposto, encontrando-se a rede em regime de funcionamento normal", lê-se na informação atualizada enviada à agência Lusa.

Incêndio em França na origem do problema
Um incêndio que queimou este sábado 500 hectares de vegetação no sudoeste da França esteve na origem dos cortes de energia em Espanha e Portugal, segundo a agência francesa Rede de Transmissão de Energia Elétrica (RTE).

"Devido aos incêndios no Aude, a linha de muito alta tensão (entre Perpignan e o oeste de Narbonne) sofreu um problema técnico e foi desligada" a meio da tarde, informou a RTE, num comunicado, referindo-se aos incêndios na montanha de Alaric, no sudoeste francês.

Avaria em subestação de Bustelo
Vários concelhos do Norte do País ficaram sem energia elétrica, nesta tarde de sábado. Em causa, segundo uma nota da Câmara de Paços de Ferreira, está uma avaria na subestação de Bustelo, naquele concelho.
Ainda segundo a autarquia pacense, equipas da EDP já se encontram no local a proceder à reparação da avaria, no sentido de repor o fornecimento de electricidade o mais rápido possível.

Diversas regiões de Espanha e França afetadas por apagão esta tarde
Avarias nas linhas de alta tensão em Espanha e França estão a provocar cortes de energia que afetam centenas de milhar de pessoas em diversas regiões destes dois países.

Uma avaria na linha de "muito alta tensão de 400.000 volts" da Rede Elétrica Espanhola provocou esta tarde um apagão que afetou centenas de milhar de pessoas em toda a Espanha, de acordo com as empresas Iberdrola e Endesa.

Também em França, a Costa Basca está a ser afetada por cortes de energia ao longo da tarde, de acordo com relatos de 'media' locais, que noticiam apagões desde Hendaye até Bayonne e afetam outras centenas de milhares de pessoas.

Na região de Borgonha, cerca de 25.000 casas estão sem energia, depois de fortes tempestades que afetaram a região, segundo os 'media' locais.

Os apagões, que também estão a afetar vários concelhos em Portugal, ocorrem desde o início da tarde e estão a afetar seletivamente diversas regiões da Península Ibérica e também de França.

Em Espanha, as comunidades autónomas mais afetadas são Madrid, Catalunha, Andaluzia, Aragão, Navarra, País Basco, Castela e Leão, Extremadura e Múrcia.

País de Norte Norte Portugal economia negócios e finanças energia eletricidade
Ver comentários