Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade

Fim do uso de máscara para vacinados contra a Covid-19 defendido pelo ECDC

Centro Europeu para a Prevenção e Controlo de Doenças admite que pessoas totalmente vacinadas possam começar a 'relaxar' as medidas de prevenção contra o novo coronavírus.
Correio da Manhã 22 de Abril de 2021 às 13:52
Máscaras na rua
Máscaras na rua FOTO: Getty Images
As pessoas que estejam totalmente vacinadas contra a Covid-19 podem começar a 'relaxar' as medidas de prevenção contra a doença. O Centro Europeu para a Prevenção e Controlo da Doença (ECDC) defende que duas pessoas que tenham tomado as duas doses - na maior parte das vacinas - podem mesmo aligeirar o uso de máscara e distanciamento social imposto durante a pandemia para evitar contágios.

Há ainda um fator importante para que estas medidas comecem a ser levadas em conta, que é o estado da vacinação contra o vírus.

As recomendações do ECDC apontam para que os encontros entre dois indivíduos, para agregados familiares ou bolhas sociais possam seguir estes cenários:

- Pessoas totalmente vacinadas que se encontrem com outras totalmente vacinadas podem aliviar o uso de máscara e distanciamento social.

- Pessoas totalmente vacinadas que estejam com outras não vacinadas, em que não existam fatores de risco para desenvolvimento de doença grave, podem aliviar o uso de máscara e distanciamento social.

- Encontros entre pessoas e não vacinadas - ou entre não vacinados - em que estejam incluídos idosos ou pessoas em risco de desenvolver Covid-19 grave devem manter o uso de máscara e distanciamento social.

- Em caso de ajuntamentos ou permanência em espaços públicos, a máscara e o distanciamento devem ser mantidos.

A exigência de prova de teste negativo contra a Covid-19 pode também deixar de ser necessário, segundo a ECDC, em casos de pessoas totalmente vacinadas contra a doença.

A ECDC teve em conta o reduzido risco de pessoas totalmente vacinada desenvolverem formas graves da doença provocada pela Covid-19.

Estas recomendações deverão começar a ser levadas em conta quando o processo de vacinação conseguir cobrir grande parte da população, algo que ainda não se verifica em Portugal.
Mais informação sobre a pandemia no site dedicado ao coronavírus - Mapa da situação em Portugal e no Mundo. - Saiba como colocar e retirar máscara e luvas - Aprenda a fazer a sua máscara em casa - Cuidados a ter quando recebe uma encomenda em casa. - Dúvidas sobre coronavírus respondidas por um médico Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24
Ver comentários