Golfinhos dão à costa mortos no mar e na praia no Algarve
Um estava à deriva e outro deu à costa na praia do Ancão.
Ana Palma e Tiago Griff
17 de Agosto de 2021 às 09:06
Um golfinho foi encontrado, esta segunda-feira, já morto e em decomposição, na praia do Ancão, Faro. Outro tinha já sido rebocado para a ilha da Culatra, próximo da barra.
Segundo fonte da RAALg - Rede de Arrojamentos do Algarve para cetáceos e tartarugas marinhas, este último animal foi rebocado por um jet ski que o encontrou “por estar à deriva, podendo constituir um perigo para a navegação”. A Polícia Marítima de Olhão foi de imediato alertada. Segundo os biólogos da RAAlg, “desde o início da monitorização dos arrojamentos na costa algarvia que se denota uma tendência para um aumento dos mesmos no verão”.
Tal como o CM também noticiou na passada quinta-feira, foi encontrada, na ilha de Cabanas de Tavira, uma baleia de quatro metros, já em decomposição, que no dia seguinte foi removida pelas autoridades.
Em julho, revelou a RAALg, verificou-se “um considerável número de animais” arrojados nas praias algarvias. A espécie com maior frequência de arrojamentos foi o “golfinho-comum (seis exemplares) seguindo-se a tartaruga-comum (três exemplares)”.
Os biólogos registaram ainda o arrojamento de “uma baleia-anã e de alguns outros animais que não foi possível identificar dado o estado de decomposição”.
Este ano há mais sardinhas, a presa favorita destes cetáceos, algo que poderá estar a atraí-los à costa algarvia nesta época do ano. Assim, alguns acabam por ser feridos por artes de pesca, o que poderá contribuir para a sua morte.
Ver comentários