Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
1

Graça Freitas sobre a Ómicron: "Não há motivo para alarme, mas temos de estar atentos"

Diretora-geral de Saúde esteve na CMTV a falar sobre os novos casos da variante Ómicron em Portugal.
29 de Novembro de 2021 às 13:12
A carregar o vídeo ...
"Não há motivo para alarme, mas temos que estar atentos e alerta” diz Graça Freitas sobre variante Ómicron

A diretora-geral de Saúde adiantou à CMTV que "não há motivo para alarme, mas temos de estar alerta" sobre os novos casos da variante Ómicron em Portugal.

"Esta é uma variante de preocupação. Ela tem alguma competência porque já se conseguiu espalhar por vários países. Deve ser vigiada", sublinha Graça Freitas. "Ainda não sabemos três carateristicas: com que velocidade se consegue propagar; se é capaz de provocar doença grave e se ela escapa ou não ao nosso sistema imunitário e à vacinação".

Quanto à responsabilidade pelo adiamento ou não do jogo entre o Benfica e o Belenenses, a diretora-geral de Saúde refere que essa decisão cabe às entidades desportivas e não à saúde.



"O delegado de saúde decide sobre quem deve ser isolado ou não. As autoridades de saúde são autónomas nas suas decisões", acrescenta Graça Freitas. "A minha colega fez o que lhe compete".

Já sobre a testagem aos jogadores do Benfica, Graça Freitas refere que é apenas uma medida de precaução já que "os jogadores do Benfica não são contactos de risco".








 

CMTV Graça Freitas Ómicron Saúde Portugal
Ver comentários