Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
7

Há 85 concelhos sem casos de Covid-19. Saiba se o seu está em risco de recuar no desconfinamento

Incidência da pandemia encontrava-se acima dos 240 casos por 100 mil habitantes em oito concelhos de Portugal, cinco dos quais em Portugal Continental.
Jornal de Negócios 14 de Maio de 2021 às 19:46

A pandemia continua a evoluir de forma positiva em Portugal, com o número de concelhos de risco a diminuir, enquanto são cada vez mais os que não registam qualquer caso.

De acordo com os dados publicados esta sexta-feira pela Direção Geral de Saúde, em 85 concelhos portugueses não foram registados quaisquer casos de covid-19 entre 29 de abril e 12 de maio. Um número superior aos 79 anunciados na semana passada relativamente ao anterior período de 15 dias.

Já o número de concelhos com menos de 60 casos por 100 mil habitantes continua a crescer. São agora 240, pelo que quase 80% dos municípios portugueses está agora com um nível de risco reduzido.

22 concelhos de risco e dois concelhos podem recuar
No pólo oposto, são agora 22 os concelhos com mais de 120 casos de covid por 100 mil habitantes, enquanto na semana passada eram 31. Sete destes municípios são das ilhas, pelo que apenas 15 estão na lista de risco publicada pelo Governo na quinta-feira.

A incidência da pandemia encontrava-se acima dos 240 casos por 100 mil habitantes - o limiar que se for registado em duas avaliações semanais consecutivas leva a recuar no desconfinamento - em oito concelhos de Portugal, cinco dos quais em Portugal Continental.

Destes concelhos com mais de 240 casos, dois deles já vão recuar esta semana pois repetem níveis acima da incidência mais elevada pela segunda vez. É o caso de Arganil e Lamego. A que se junta uma freguesia de Odemira (São Teotónio).

De acordo com os dados da DGS, há mais dois concelhos que podem recuar na próxima semana.  Castelo de Paiva e Montalegre tinham mais de 240 casos por 100 mil habitantes entre 29 de abril e 12 de maio, pelo que se na próxima semana repetirem o nível de risco vão recuar no confinamento.

Acima de 240 casos por 100 mil habitantes estão também Lajes das Flores, Ribeira Grande e Nordeste (todos dos Açores) e Odemira, Lamego e Arganil (estes três já estão para trás no desconfinamento).

Mais informação sobre a pandemia no site dedicado ao coronavírus - Mapa da situação em Portugal e no Mundo. - Saiba como colocar e retirar máscara e luvas - Aprenda a fazer a sua máscara em casa - Cuidados a ter quando recebe uma encomenda em casa. - Dúvidas sobre coronavírus respondidas por um médico Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24
Ver comentários