Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
6

IGAC diz que testes à Covid-19 são obrigatórios em eventos culturais com mais de 500 pessoas

Esclarecimento acontece horas depois de conhecida a norma da Direção Geral da Saúde, que especifica números diferenciados de participantes em eventos.
Lusa 16 de Junho de 2021 às 15:48
Sala de espetáculos durante a pandemia
Sala de espetáculos durante a pandemia FOTO: Ricardo Meireles
A Inspeção-Geral das Atividades Culturais (IGAC) esclareceu esta quarta-feira que é "obrigatória" a realização de testes à covid-19 nos eventos culturais, quando o número de espectadores for superior a mil, em espetáculos ao ar livre, e a 500, em espaços fechados.

O esclarecimento da IGAC acontece horas depois de conhecida a norma da Direção Geral da Saúde (DGS), que especifica números diferenciados de participantes em eventos familiares, culturais e desportivos, a partir dos quais recomenda a realização de testes à covid-19.

"A Direção-Geral de Saúde (DGS) procedeu à atualização da Norma n.º 019/2020, de 14/06/2021, sobre a Estratégia Nacional de Testes para SARS-CoV-2, da qual decorre ser obrigatória a realização de rastreios laboratoriais nos eventos de natureza cultural aos participantes/espectadores, sempre que o número de participantes/espectadores seja superior a 1000, em ambiente aberto, ou superior a 500, em ambiente fechado", define a Inspeção-Geral das Atividades Culturais (IGAC), num comunicado hoje divulgado.

Mais informação sobre a pandemia no site dedicado ao coronavírus - Mapa da situação em Portugal e no Mundo. - Saiba como colocar e retirar máscara e luvas - Aprenda a fazer a sua máscara em casa - Cuidados a ter quando recebe uma encomenda em casa. - Dúvidas sobre coronavírus respondidas por um médico Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24
IGAC Inspeção-Geral das Atividades Culturais Covid-19 DGS artes cultura e entretenimento
Ver comentários