Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
5

Infarmed suspende venda de dois lotes do fármaco Pantoprazol

Em causa estará "defeito de qualidade relativo à existência de um frasco rotulado como 'Aciclovir Hikma 250 mg'".
Lusa 5 de Agosto de 2021 às 18:19
Medicamentos
Medicamentos FOTO: Getty Images
A Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed) determinou hoje a "suspensão imediata" da comercialização de dois lotes do medicamento Pantoprazol, utilizado no tratamento de problemas de estômago como gastrite ou úlcera gástrica.

Um dos lotes é do Pantoprazol Zentiva, comprimido gastrorresistente, e o outro é do Pantoprazol Hikma, pó para solução injetável, segundo duas circulares informativas publicadas no 'site' do Infarmed.

"A empresa Zentiva Portugal Lda., irá proceder à recolha voluntária do lote n.º AR0528, com a validade 06/2023, do medicamento Pantoprazol Zentiva, Pantoprazol 40 mg, comprimido gastrorresistente, com o número de registo 5101019, por ter sido detetado, no decorrer de um estudo de estabilidade, um resultado fora de especificação para o parâmetro dissolução", adianta a autoridade do medicamento.

O alerta sobre o lote do medicamento Pantoprazol Hikma, 40 mg, 2010174.1, com a validade 12/2022, surge na sequência de o titular de autorização de introdução no mercado (AIM), a Hikma Farmacêutica (Portugal), estar a proceder à recolha voluntária do lote afetado deste medicamento.

O medicamento está a ser retirado "na sequência de defeito de qualidade relativo à existência de um frasco rotulado como "Aciclovir Hikma 250 mg" no acondicionamento secundário do medicamento Pantoprazol Hikma, 40 mg, pó para solução injetável", adianta o Infarmed.

A autoridade do medicamento apela às entidades que possuam estes lotes de medicamento em 'stock' para que não os vendam, dispensem ou administrem, devendo proceder à sua devolução.

O Infarmed ainda aos doentes que estejam a utilizar medicamentos pertencentes a este lote para não interromper o tratamento e para que, "logo que possível", contactem o médico para substituir por outro lote ou medicamento alternativo.

Ver comentários