Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade

Infetados com Covid assintomáticos "podem fazer vida normal, desde que usem máscara", defende Bastonário dos Médicos

Miguel Guimarães defende fim do isolamento para pessoas sem sintomas, desde "que evitem ajuntamentos e utilizem máscara FFP2".
Correio da Manhã 11 de Maio de 2022 às 16:20
A carregar o vídeo ...
Infetados com Covid assintomáticos "podem fazer vida normal, desde que usem máscara", defende Bastonário dos Médicos
Depois do alívio das restrições sobre a pandemia Covid-19, nomeadamente a eliminação do uso obrigatório de máscara, houve um aumento do número das infeções em Portugal, atingindo um índice de transmissibilidade de 1,17, de acordo com o relatório do Instituto Superior Técnico sobre a pandemia. 

A questão que se coloca agora é se Portugal poderá registar uma sexta vaga de Covid-19. 

O Bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimãres, em entrevista para a CMTV referiu que já era de esperar um aumento de casos, porém "não estão a aumentar o número de pessoas que morrem pela Covid-19, nem estão a aumentar de forma significativa internados nos cuidados intensivos". 

Miguel Guimarães, deixou ainda três alertas que considera "importantes". 

O primeiro foca-se na proteção das pessoas mais vulneráveis, e neste momento as pessoas mais vulneráveis são "doentes transplantados". 

Sobre o segundo aspeto importante, o Bastonário da Ordem dos Médicos afirma que "é fundamental que Portugal tenha disponível alguns antivírus" e sobretudo que "tenha disponível o chamado anticorpo monoclonal", porque, como explica Miguel Guimarães, é eficaz para evitar a doença grave.

"Se a pessoa faz um teste rápido antigénio" e der positivo "não vale a pena" fazer um PCR, "é desnecessário", diz o bastonário sobre o terceiro alerta, acrescentando, "esta regra tem de ser baseada na realidade". 

Já a quarta questão centra-se nos isolamentos. As pessoas que têm Covid-19 mas não apresentam sintomas, estas "ficam isoladas sete dias, quando podem fazer a sua vida normal, desde que utilizem máscara". 

A Ordem dos Médicos define o fim do isolamento para pessoas sem sintomas, ou com sintomas ligeiros, desde "que evitem ajuntamentos e utilizem máscara FFP2". 

Em relação às pessoas que são assintomáticas, mas testam positivo à Covid-19 no momento do internamento para a operação, esta fica sem efeito, e segundo Miguel Guimarães "estão se a perder" oportunidades e tempo. 

"Eu acho que quem é responsável por esta norma de bloco operatório, deve repensar esta situação". 

Face à existência de uma sexta vaga de Covid-19 em Portugal, Miguel Guimarães não se pronuciou, porém o Instituto Superior Técnico (IST) avançou em relatório nesta quarta-feira que "a possibilidade de uma sexta vaga está a desenhar-se de forma muito intensa".
Mais informação sobre a pandemia no site dedicado ao coronavírus - Mapa da situação em Portugal e no Mundo. - Saiba como colocar e retirar máscara e luvas - Aprenda a fazer a sua máscara em casa - Cuidados a ter quando recebe uma encomenda em casa. - Dúvidas sobre coronavírus respondidas por um médico Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24
Instituito Superior Técnico Covid-19 POrtugal Miguel Guimarães saúde saúde
Ver comentários
}