Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
1

Jovem precisa de cadeira nova

Ricardo Monteiro tem 23 anos e sofre de paralisia cerebral.
Ana Palma 10 de Maio de 2015 às 00:50
Ricardo Monteiro precisa de uma cadeira de rodas elétrica
Ricardo Monteiro precisa de uma cadeira de rodas elétrica FOTO: D.R.
"A minha liberdade é a minha cadeira de rodas elétrica, que me serve de pernas. Sem ela, não consigo ir para lado nenhum e não posso fazer uma vida normal". O lamento é de Ricardo Monteiro, de 23 anos, portador de paralisia cerebral. O jovem reside em Faro e necessita urgentemente de uma nova cadeira, uma vez que a atual "já tem milhares de quilómetros de uso".

Para ajudar o Ricardo a adquirir umas ‘novas pernas’, a associação Espiral de Vontades juntou-se ao jovem numa campanha solidária de angariação de fundos. O objetivo final é conseguir reunir 19 245,36 euros, o custo total da cadeira.

"Até há cinco anos, eu era independente, apenas com os membros inferiores tortos. Mas depois tive se ser operado ao apêndice e quando saí do hospital já foi em cadeira de rodas", recordou o jovem ao CM. Apesar de todas as dificuldades na vida, Ricardo Monteiro continua a ser escuteiro e é praticante do desporto adaptado boccia. Força de vontade para continuar a viver não lhe falta, e garante que não vai desistir.

Os donativos para o ajudar a comprar um meio de transporte adaptado podem ser depositados numa conta na Caixa Agrícola de Monchique, através do NIB 0045 7190 4024 7511 054 40. O apoio também pode ser dado através da recolha de tampas plásticas.

Ricardo Monteiro cadeira de rodas paralisia cerebral campanha solidária