Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
1

Madeira regista o número mais alto de novos casos desde o início da pandemia

Número mais alto de infeções sinalizadas num só dia era, até agora, 169, valor registado no último sábado, 11 de dezembro.
Lusa 18 de Dezembro de 2021 às 21:38
ilha da Madeira
ilha da Madeira FOTO: José Afonso
A Madeira registou 246 novos casos de infeção por SARS-CoV-2 nas últimas 24 horas, o maior número diário desde o início da pandemia, passando agora a contabilizar 1.226 situações ativas, anunciou este sábado a Direção Regional da Saúde (DRS).

O boletim epidemiológico diário divulgado pela DRS dá conta que, dos 246 novos casos, sete são importados e os restantes são de transmissão local, acrescentando que há hoje mais 98 doentes recuperados.

O número mais alto de infeções sinalizadas num só dia era, até agora, 169, valor registado no último sábado, 11 de dezembro.

Segundo os dados de hoje da DRS, dos 1.226 casos de covid-19 atualmente ativos, 49 são importados e 1.177 de transmissão local.

Relativamente ao isolamento dos casos ativos, 34 pessoas estão hospitalizadas no Hospital Dr. Nélio Mendonça, no Funchal, cinco das quais em cuidados intensivos, e 61 doentes cumprem isolamento numa unidade hoteleira dedicada, permanecendo os restantes em alojamento próprio, refere a DRS.

"No total, há 360 situações que se encontram hoje em apreciação pelas autoridades de saúde, estando estas relacionadas com viajantes identificados no aeroporto, contactos com casos positivos ou outras situações reportadas à linha SRS24 ou provenientes dos vários postos de testagem", acrescenta.

Estão também a ser acompanhados 438 contactos de casos positivos pelas autoridades de saúde da região e 29.181 viajantes com recurso à aplicação "Madeira Safe".

A Madeira regista desde o início da pandemia 15.856 casos confirmados de covid-19, 14.508 recuperações e 122 óbitos associados à doença.

As autoridades regionais dos Açores e da Madeira divulgam diariamente os seus dados, que podem não coincidir com a informação divulgada no boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Os dados da DGS atribuem hoje 197 novos casos de covid-19 à Madeira, que, nestas contas, totaliza 16.933 infeções e 115 mortes devido à doença covid-19 desde março de 2020.

A covid-19 provocou mais de 5,33 milhões de mortes em todo o mundo desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

Em Portugal, desde março de 2020, morreram 18.753 pessoas e foram contabilizados 1.220.836 casos de infeção, segundo dados da Direção-Geral da Saúde.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em vários países.

Uma nova variante, a Ómicron, classificada como "preocupante" pela Organização Mundial da Saúde (OMS), foi detetada na África Austral, mas desde que as autoridades sanitárias sul-africanas deram o alerta, a 24 de novembro, foram notificadas infeções em pelo menos 77 países de todos os continentes, incluindo Portugal.

Mais informação sobre a pandemia no site dedicado ao coronavírus - Mapa da situação em Portugal e no Mundo. - Saiba como colocar e retirar máscara e luvas - Aprenda a fazer a sua máscara em casa - Cuidados a ter quando recebe uma encomenda em casa. - Dúvidas sobre coronavírus respondidas por um médico Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24
Madeira SARS-CoV-2 Direção Regional da Saúde Direção-Geral da Saúde DGS Portugal saúde doenças
Ver comentários