Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
4

Mais concelhos com recolher obrigatório e novas restrições devido a aumento de casos Covid

Aumento de casos nos últimos dias deverá obrigar vários municípios a recuar na fase de desconfinamento.
Edgar Nascimento 8 de Julho de 2021 às 01:30
Jovens turistas espanhóis na rua da Oura, em Albufeira
Taxa de incidência continua a subir e restrições vão apertar em mais locais
Jovens turistas espanhóis na rua da Oura, em Albufeira
Taxa de incidência continua a subir e restrições vão apertar em mais locais
Jovens turistas espanhóis na rua da Oura, em Albufeira
Taxa de incidência continua a subir e restrições vão apertar em mais locais
O número de concelhos com recolher obrigatório a partir das 23h00 deverá ser alargado já a partir deste fim de semana.

Com o aumento de casos nos últimos dias, alguns dos 21 concelhos que estavam em alerta deverão recuar no desconfinamento e passar para a fase em que o teletrabalho é obrigatório e com limitação de circulação na via pública a partir da 23h00.

Lourinhã, Mourão, Nazaré, Santo Tirso, Vagos e Viana do Alentejo são alguns dos concelhos que deverão recuar. Recorde-se que desde a semana passada que as restrições são mais apertadas em 45 municípios, a maioria da Área Metropolitana de Lisboa e do Algarve.

Ontem, o grupo parlamentar do PSD entregou um requerimento em que solicita ao Governo a alteração da matriz de risco, a qual deve ter em conta os casos a 7 dias (e não a 14) e ponderar a cobertura vacinal, entre outros fatores.

Na terça-feira registaram-se em Portugal 3285 novos casos (registo mais elevado desde 11 de fevereiro) e oito óbitos (mais alto desde 13 de abril).

A incidência da infeção com o coronavírus SARS-CoV-2 continua em crescimento, estando nos 254,8 casos por 100 mil habitantes (continente) e 247,3 (nacional). Segundo uma projeção do Centro Europeu de Prevenção de Doenças, Portugal poderá ter uma média de 4660 infeções diárias durante este mês.

pormenores
Albufeira cheia
Centenas de jovens turistas espanhóis, a maior parte finalistas, juntaram-se anteontem em Albufeira para assistir ao jogo entre Espanha e Itália, que acabou pelas 22h40 (o recolher obrigatório é às 23h00). A GNR deslocou-se à rua da Oura para dispersar a multidão.

Mais de 154 mil num dia
A vacinação contra a Covid-19 atingiu um novo recorde diário na terça-feira, com mais de 154 600 vacinas administradas. O autoagendamento já é possível a partir dos 25 anos.

Parecer até ao ano letivo
A Comissão Técnica de Vacinação está a analisar a vacinação das faixas etárias acima dos 12 anos e deverá emitir parecer antes do arranque do ano letivo.

Semáforos nos centros
Os centros de vacinação começaram a funcionar com semáforos virtuais (https://covid19.min-saude.pt/cvc): vermelho é espera superior a 1h00, amarelo é entre 0h30 e 1h00 e verde é inferior a 0h30.

Festa origina 15 casos
Uma festa de finalistas nas Caldas da Rainha deu origem a um surto com 15 infetados. Em Matosinhos, um lar tem 42 infetados (27 utentes, 15 funcionários), todos já vacinados.



Área Metropolitana número Mourão Viana do Alentejo Lourinhã Nazaré Santo Tirso Vagos Lisboa Algarve PSD
Ver comentários