Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
6

Marca norte-americana vende camisola poveira por 695 euros e diz ser design próprio. Estilista pede desculpa

Tory Burch estava a vender peça de artesanato alegando ter inspiração mexicana mas peça é tradicional da Póvoa de Varzim.
Correio da Manhã 25 de Março de 2021 às 19:37
A camisola poveira divulgada no Instagram de Tory Burch
A camisola poveira original da Póvoa de Varzim
A camisola poveira divulgada no Instagram de Tory Burch
A camisola poveira original da Póvoa de Varzim
A camisola poveira divulgada no Instagram de Tory Burch
A camisola poveira original da Póvoa de Varzim
A marca norte-americana Tory Burch estava a vender uma camisola, que alegavam ter inspiração mexicana, por 695 euros, mas peça é, na verdade, igual às tradicionais camisolas poveiras da Póvoa de Varzim. 

A peça era apresentada como design próprio e não fazia qualquer referência à tradição portuguesa levando à indignação dos portugueses nas redes sociais. 

Nas imagens é possível verificar que a peça tradicional é praticamente igual às camisolas vendidas pela marca norte-americana que incluem, inclusive, o brasão monárquico português. 

A designer Tory Burch já veio admitir o erro nas redes sociais. Pediu desculpa e disse que o erro seria corrigido. 

"Pedimos sinceras desculpas aos Portugueses - foi levado ao nosso conhecimento que atribuímos erroneamente uma camisola da nossa coleção Primavera 2021 como inspirada em Baja - Mexico. Foi um erro não termos feito referência às bonitas e tradicionais camisolas de pescador tao representativos da cidade da Póvoa de Varzim. Estamos a corrigir este erro de imediato, e iremos notar e honrar que esta camisola foi inspirada nas tradições portuguesas. Queremos reconhecer ainda mais essa importante tradição, e estamos a trabalhar em conjunto com a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim de forma a encontrar as melhores soluções para apoiar os artesãos locais. A Tory Burch representa a inclusão e a celebração de diversas culturas, iremos nos esforçar para fazer o melhor no futuro", escreveu numa mensagem partilhada nas redes sociais em português e inglês. 

De notar que a camisola poveira faz parte do patrimónia de Póvoa de Varzim.


Ver comentários