Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
3

Matosinhos entrega 196 refeições por dia a alunos durante pandemia

Há 26 crianças a beneficiar do serviço de acolhimento nas escolas do concelho.
Lusa 27 de Janeiro de 2021 às 18:05
Refeição - Imagem ilustrativa
Refeição - Imagem ilustrativa FOTO: Getty Images
O município de Matosinhos mantém o apoio alimentar aos alunos desde que as escolas fecharam, na sexta-feira, entregando diariamente 196 refeições, 170 das quais em regime 'take-away' [levantadas e consumidas noutro local], disse hoje fonte da autarquia.

Todas as crianças, independentemente do seu nível de carência económica, podem agendar na mesma a sua refeição e levantam-na em 'take-away' no próprio dia", referiu a fonte, depois de questionada pela Lusa.

Adicionalmente, as crianças que estão em isolamento decretado pelas autoridades de saúde têm a entrega assegurada em casa, acrescentou.

A par do apoio alimentar, a Câmara de Matosinhos, no distrito do Porto, assegura igualmente o acolhimento e acompanhamento dos alunos cujos pais e encarregados de educação trabalhem em serviços considerados essenciais, designadamente saúde, serviços de segurança e socorro, forças armadas, profissionais de gestão e manutenção de infraestruturas essenciais.

A fonte adiantou que há 26 crianças a beneficiar do serviço de acolhimento nas escolas do concelho, sendo este assegurado pelos agrupamentos de escola.

Estas medidas surgem na sequência da suspensão das atividades letivas dos estabelecimentos de ensino, na sexta-feira, decretada pelo Governo no âmbito do combate à pandemia de covid-19.

No concelho de Matosinhos são 12 as escolas que asseguram aquelas respostas, designadamente as secundárias Augusto Gomes, Boa Nova, João Gonçalves Zarco, Senhora da Hora, a secundária e básica Padrão da Légua e as básicas Pe. Manuel Castro, Matosinhos, Perafita, Dr. José Domingues dos Santos, Eng. Fernando Pinto de Oliveira, Irmãos Passos e Prof. Óscar Lopes.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.159.155 mortos resultantes de mais de 100 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 11.305 pessoas dos 668.951 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Mais informação sobre a pandemia no site dedicado ao coronavírus - Mapa da situação em Portugal e no Mundo. - Saiba como colocar e retirar máscara e luvas - Aprenda a fazer a sua máscara em casa - Cuidados a ter quando recebe uma encomenda em casa. - Dúvidas sobre coronavírus respondidas por um médico Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24
Matosinhos política autoridades locais covid coronavírus doença pandemia
Ver comentários