Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
9

Nova burrinha leva imagem de Nossa Senhora

Animal será estrela do cortejo ‘Vós Sereis o Meu Povo’.
Secundino Cunha 17 de Março de 2016 às 11:57
Clemente Alves passa os dias a treinar burrinha que, vestido de S. José, vai guiar na procissão da próxima quarta-feira
Clemente Alves passa os dias a treinar burrinha que, vestido de S. José, vai guiar na procissão da próxima quarta-feira FOTO: DR
A burrinha que vai levar a imagem de Nossa Senhora no cortejo ‘Vós Sereis o Meu Povo’, a primeira grande procissão da Semana Santa de Braga, chama-se ‘Lili’ e já está a ser treinada por Clemente Alves, o bracarense que veste as roupas de S. José.

"Ela tem-se portado muito bem, mas como participa pela primeira vez, vai ser um pouco mais complicado", diz Clemente, que há 18 anos encarna a figura do pai adotivo de Cristo, no quadro da fuga da Sagrada Família para o Egito.

No intervalo de um treino, em Escariz, Vila Verde, onde ‘Lili’ passa os dias no pasto, Clemente Alves disse ao Correio da Manhã que "o mais difícil, quando uma burra vai pela primeira vez na procissão, é o contacto com as pessoas e as luzes das câmaras dos repórteres".

Esta é já o quarto animal a participar na popular Procissão da Senhora da Burrinha. Primeiro, em 1999, foi o burro ‘Jardel’, que cumpriu a missão durante quatro anos. Depois, foi ‘Letícia’, mais seis anos, e, por último, a ‘Madona’, que em finais do ano passado morreu, na sequência de um parto.

Esta procissão, que simboliza a caminhada do povo de Deus para a caminho da terra prometida, termina precisamente com a representação da fuga da Sagrada Família para o Egito.

Como, nessa representação, o S. José puxa uma burra com a imagem da Virgem Maria em cima, o cortejo passou a ser chamar-se Procissão da Burrinha. Sairá da igreja de S. Vítor e percorrerá a Avenida Central, às 21h30 de quarta-feira.