Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
5

Pais21 lança kit sobre trissomia

Grupo de pais com filhos com trissomia 21 lançou hoje uma nova campanha.
21 de Março de 2014 às 20:32
Campanha foi apresentada no Hospital São Francisco Xavier
Campanha foi apresentada no Hospital São Francisco Xavier FOTO: João Pintassilgo

O grupo Pais21, que junta pais de crianças com trissomia 21, lançou hoje uma nova campanha. O Kit21 tem livros e folhetos com informação, fotografias, testemunhos e contactos úteis para ajudar os novos pais a compreender a síndrome. “Um diagnóstico de trissomia 21 desmorona a expetativa que as pessoas criaram”, explica Marcelina Souschek, da Pais 21. Marcelina tem também uma filha com trissomia e por isso percebe a necessidade de passar uma mensagem positiva. “Há falta de informação e muitas ideias pré-concebidas, mas estes miúdos andam na escola, têm uma profissão e hobbies, como todos nós”, sublinha.

A distribuição dos kits arrancou hoje nos hospitais de Cascais e S. Francisco Xavier, em Lisboa. No entanto, a Pais21 quer chegar a todos os hospitais e centros de saúde. Em cada um, vai haver também um pai da associação responsável por garantir que há uma ponte entre hospital e família.

Guilhermina Cruz, mãe de uma jovem com trissomia 21, vai prestar apoio no Hospital S. Francisco Xavier. Para juntar ao diagnóstico médico, um pai “pode falar de como é viver com um filho com trissomia”, explica. A também enfermeira diz que, para um pai, é mais fácil se houver no profissional de saúde “um sentimento de ajuda”, mesmo que seja “difícil dar a notícia”.

Marcelina Souschek explica que o kit da Pais21 tem ainda alguns “miminhos”. Há uma t-shirt que se lê ‘mantém a calma, é só um cromossoma a mais’ ou um pacote de lenços com a inscrição ‘não faz mal chorar’.

Trissomia 21 Pais21 kit campanha pais
Ver comentários