Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
9

Portugal já recebeu as primeiras doses da vacina da Johnson & Johnson contra a Covid-19

País recebeu cerca de 31200 mil doses da vacina.
Correio da Manhã 14 de Abril de 2021 às 18:41
Agência Europeia de Medicamentos dá luz verde à vacina de dose única da Johnson & Johnson contra a Covid-19
Agência Europeia de Medicamentos dá luz verde à vacina de dose única da Johnson & Johnson contra a Covid-19
As doses da vacina da Johnson & Johnson contra a Covid-19 já se encontram em Portugal.
A informação foi confirmada ao CM pelo Ministério da Saúde. O País recebeu as primeiras 31200 mil doses da vacina.

Recorde-se que a vacina foi suspensa nos EUA após casos de coagulação de sangue. A Agência Europeia do Medicamento vai emitir um parecer na próxima semana sobre a toma da vacina na Europa que está, para já, suspensa na Europa.

As vacinas que chegaram agora a território português ficarão armazenadas, estando ainda prevista a entrega de mais de 55200, um calendário que poderá ficar em risco devido ao atraso na admninistração das mesmas.

Segundo disse à Lusa a mesma fonte, este lote de vacinas "já estava em trânsito" quando a Janssen anunciou que, por sua iniciativa, iria atrasar a distribuição do fármaco na Europa devido à suspensão preventiva da sua administração nos Estados Unidos.

Antes desta suspensão das entregas, as autoridades portuguesas esperavam receber, até final deste mês, um total de 86.400 doses desta vacina de toma única, de um total de cerca de 1,25 milhões de doses destinadas a Portugal até final do segundo trimestre.

Já hoje a Agência Europeia do Medicamento (EMA) salientou que os benefícios da vacina da Janssen, do grupo Johnson & Johnson, superam os riscos, após casos de coágulos sanguíneos nos Estados Unidos, mas remeteu uma decisão para a próxima semana.

Na terça-feira, as autoridades de saúde dos Estados Unidos recomendaram "uma pausa" na administração da vacina da Janssen, para permitir investigar relatos de coágulos sanguíneos potencialmente associados à toma do fármaco.

O Centro para Controlo e Prevenção de Doenças e a Food and Drug Administration (entidade reguladora de alimentos e medicamentos dos Estados Unidos) avançaram, numa declaração conjunta, estar a investigar coágulos sanguíneos detetados em seis mulheres nos dias a seguir a terem tomado a vacina desta farmacêutica, em combinação com contagens de plaquetas reduzidas.

Para o novo impulso na fase 2 da vacinação, Portugal prevê receber neste segundo trimestre perto de nove milhões de vacinas, distribuídas por 4.137.503 doses da Pfizer, 794.968 doses da Moderna, 1.600.000 doses da AstraZeneca, 1.248.828 doses da Janssen, 733.333 doses CureVac e 349.662 doses da Novavax.

Mais informação sobre a pandemia no site dedicado ao coronavírus - Mapa da situação em Portugal e no Mundo. - Saiba como colocar e retirar máscara e luvas - Aprenda a fazer a sua máscara em casa - Cuidados a ter quando recebe uma encomenda em casa. - Dúvidas sobre coronavírus respondidas por um médico Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24
Johnson & Johnson Portugal Covid-19 Europa questões sociais saúde vacinas
Ver comentários